Não é só Alisson: Liverpool faz contato para ter outro brasileiro da Itália
Titular da seleção, o goleiro Alisson, da Roma, não é o único reforço que o Liverpool está tentando no futebol italiano. O meia Jorginho, do Napoli, já foi procurado pelos ingleses e aguarda o fim da temporada para decidir o seu futuro.
Conforme apurado pelo UOL Esporte, entre outros motivos para adiar uma definição, está a situação do tradicional clube, que, depois de quase 30 anos, está à frente da rival Juventus na corrida para voltar a conquistar a Série A. O seu empresário João Santos, radicado na Turquia, esteve recentemente no estádio San Paolo, acompanhou a goleada de 4 a 1 sobre a Lazio e conversou com os cartolas.
Natural de Imbituba, em Santa Catarina, Jorginho possui dupla cidadania e construiu a sua carreira nos gramados italianos. Ele chegou a ser procurado pelo diretor da CBF, Edu Gaspar, e conversou sobre a possibilidade de defender a seleção no fim de 2017, mas preferiu seguir com o país europeu.
Aos 26 anos, o meio-campista está em sua quarta temporada no Napoli e julga ter chegado a hora de um novo desafio em outra liga europeia. Ele foi identificado pelo Liverpool como prioridade para substituir o alemão Emre Can, cujo contrato está próximo do fim e não será renovado. O seu destino mais provável é a Juventus, que mantém conversas.
Com família estabelecida e filho nascido em Napoli, Jorginho não descarta, ainda assim, continuar em sua atual equipe e renovar por mais tempo. O seu vínculo vai até 30 de junho de 2020.
Além do avanço do Liverpool e de eventual interesse de outros times, outros fatores são considerados por seu estafe no mercado: a avaliação é de que se os napolitanos conseguirem fechar com a revelação uruguaia Lucas Torreira, da Sampdoria, terão de sacrificar um nome em seu meio-campo. Entre o garoto prodígio Amadou Diawara e o brasileiro, o mais provável seria liberar o último.
"Motorzinho" do Napoli ao lado de Allan, ex-Vasco, o sucesso de Jorginho não é novidade e ele fez fama com a precisão de seus passes, comparados na Itália ao de nomes como Andrea Pirlo e Xavi.
Ele cresceu e amadureceu dentro do San Paolo. Até pouco tempo atrás, conforme análise feita pelos auxiliares de Tite na seleção, o técnico Maurizio Sarri não se mostrava 100% confiante em colocar o catarinense nos jogos mais duros, uma resistência que foi quebrada nesta temporada e está sendo premiada a cada fim de semana na Série A Italiana.
Negociando em outra frente, conforme adiantado pelo UOL Esporte, o Liverpool está em vantagem sobre PSG e Real Madrid para ficar com o goleiro Alisson, que atravessa excelente fase na Roma. O pacote italiano seria fechado com Jorginho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.