Topo

Discreto, roqueiro Henrique conquista grupo e vira capitão do Cruzeiro

Henrique é capitão do Cruzeiro sob a batuta de Mano Menezes - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Henrique é capitão do Cruzeiro sob a batuta de Mano Menezes Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

01/02/2018 04h00

Ele é avesso aos holofotes, mas teve o brilho necessário para se tornar ídolo e capitão do Cruzeiro. Discreto, Henrique reconquistou seu espaço na Toca da Raposa II e usa até a braçadeira do time de Mano Menezes.

Fora de campo, o jogador tem um perfil mais comedido. As pessoas que já fizeram parte de seu estafe são quase unânimes: "ele não gosta muito de aparecer". Mas não é só o comportamento que chama a atenção. O meio-campista se destaca também por ter um gosto musical bem distinto de seus companheiros.

A discrição acompanha Henrique há muito tempo, desde a sua primeira passagem pela Toca da Raposa, entre 2008 e 2011. De poucas palavras, o jogador é avesso às entrevistas exclusivas e contrário à utilização de redes sociais.

Um ex-assessor de imprensa do atleta relata o seu perfil ao UOL Esporte: "É um cara mais discreto, é o jeito de ser dele mesmo. Não curte muito conceder entrevista e nem redes sociais. Ele é muito correto. É um cara espetacular, muito do bem e família".

Henrique é capitão do Cruzeiro de Mano - André Yanckous/AGIF - André Yanckous/AGIF
Henrique é capitão do Cruzeiro de Mano
Imagem: André Yanckous/AGIF

Casado com Cristiane Lima e pai de duas filhas, o atleta de 32 anos só criou um perfil no Instagram por incentivo da esposa e dos responsáveis por cuidar de sua carreira. O próprio atleta reprovava a inscrição na rede social. A ideia da página, criada em abril de 2017, era aproximá-lo dos cruzeirenses.

Mesmo que opte pela discrição, Henrique já publicou imagens pessoais no canal de comunicação. Há fotografias ao lado dos familiares e dos amigos Rafael, Digão e Thiago Neves.

Apesar do perfil comedido, o comportamento diz pouco sobre a liderança de Henrique em relação aos companheiros. Escolhido por Mano Menezes para usar a faixa de capitão desde agosto de 2016, o jogador se destaca pela forma de lidar com os colegas.

Antes de todas as partidas, o volante costuma puxar preleções e conversar com os mais novos ao lado do goleiro Fábio, antigo dono da braçadeira no plantel.

A viagem a Orlando, no sul dos Estados Unidos, ao lado de amigos de grupo (Digão e Thiago Neves) comprova o quão querido o volante é no elenco comandado por Mano Menezes. Eles foram ao país em dezembro de 2017, no decorrer das férias.

Outro fato que salta aos olhos é o que toca na playlist de Henrique. Fã do bom e velho rock'n'roll, o meio-campista tem um gosto bem distinto de seus colegas de elencos. Rafael Sóbis é o seu companheiro musical na Toca da Raposa II.

O volante que defendeu as cores do Santos entre 2011 e 2012 é fã de Pearl Jam e até foi a uma apresentação da banda em São Paulo, no início da década. No decorrer de sua passagem pela Vila Belmiro, o meio-campista foi um show do grupo no Morumbi - estádio do São Paulo.

Em novembro de 2015, o grupo de Seattle (EUA) se apresentou em Belo Horizonte. A rotina do futebol, contudo, o impediu de ir ao concerto. Para amenizar, Henrique costuma escutar as músicas da banda em seus aparelhos eletrônicos.