Topo

D'Alessandro cita contemporâneos e desabafa: "Futebol bonito já não existe"

D"Alessandro analisou o momento do futebol mundial e lembrou de alguns companheiros - Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional
D'Alessandro analisou o momento do futebol mundial e lembrou de alguns companheiros Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/01/2018 14h57

Aos 36 anos, D'Alessandro desabafou ao lembrar alguns de seus contemporâneos que largaram o futebol. Segundo o camisa 10 do Inter, o futebol bonito e até romântico não existe mais.

"O futebol bonito já não existe. Vimos o Ronaldinho se aposentar agora... Aimar também. Contemporâneos meus, da minha geração. Que eu compartilhei. Joguei com Riquelme, um gênio, que também largou a bola. Alex, Zé Roberto... O futebol bonito já não existe mais", disse o gringo questionado sobre o paradoxo entre futebol bem jogado e efetivo.

D'Ale opinou sobre o momento mundial. Segundo ele, hoje a beleza, a plástica do esporte dá lugar a efetividade, o combate físico e a busca incessante pelo resultado.

"Não adianta ser só bonito. Hoje tem que ser efetivo. Eu gosto do futebol bonito, mas nada supera a efetividade. Não adianta só jogar bem bola, tem que ser completo, versátil, não pode se encaixar numa posição só, tem que saber jogar em várias. O treinador pode mudar durante o jogo, a movimentação, precisa estar atento", disse.

Até mesmo os grandes clubes europeus, na avaliação de D'Ale, se adaptam à tendência da efetividade acima da plástica.

"Se você vê os grandes clubes, muitos são efetivos, poucos jogam bonito. O Manchester City do Guardiola joga bonito. Mas também é efetivo. Senão, não adiantaria nada. É assim hoje, não adianta só uma coisa. Eu gosto de jogar bem, de jogar bonito, mas é fundamental ser efetivo, ou não se ganha títulos, ou não se entra para história", disse.

O Inter volta a campo neste sábado para encarar o Avenida às 16h30 (de Brasília). D'Alessandro está relacionado para o jogo, mas deve ser preservado.