Postagem que chamou brasileiros de "chocolate" gera multa em clube russo
A União de Futebol da Rússia, entidade que regulamenta a modalidade no país, puniu nesta terça-feira (23) o funcionário do Spartak Moscow responsável pelas redes sociais do clube por chamar de "chocolate", em publicação no Twitter, três jogadores brasileiros do elenco - o volante Fernando e os atacantes Luiz Adriano e Pedro Rocha.
Pela mensagem considerada de conotação racista, Leonid Trakhtenberg foi multado em 20 mil rublos, cerca de R$ 1,1 mil.
No dia 13 de janeiro, o perfil do Spartak no Twitter publicou um vídeo, filmado pelo zagueiro russo Georgi Dzhikiya, em que os três brasileiros aparecem treinando debaixo de calor intenso. O texto da postagem dizia: "Veja como chocolate se derrete no sol".
Tanto o clube quanto o chefe de mídias sociais se desculparam assim que a repercussão passou a ser negativa, e a publicação foi apagada. Em outro vídeo, divulgado posteriormente, Luiz Adriano disse não ter se sentido vítima de injúria racial.
Trakhtenberg foi considerado culpado por deixar Dzhikiya utilizar o perfil oficial do clube no Twitter. O jogador, no entanto, foi apenas repreendido pela União de Futebol da Rússia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.