Topo

Edmundo faz campanha contra Eurico: "Vote no Julio Brant e evite o golpe"

Eurico foi derrotado novamento na justiça - Clever Felix/estadão conteúdo - Clever Felix/estadão conteúdo
Imagem: Clever Felix/estadão conteúdo

Do UOL, em São Paulo

19/01/2018 18h40

Julio Brant tem um grande apoiador na eleição do Vasco, que acontecerá na noite desta sexta-feira (19). Ex-jogador e hoje comentarista do Fox Sports, Edmundo fez campanha pelo candidato que pode desbancar Eurico Miranda no pleito para a presidência do clube.

"Meu amigo torcedor vascaíno, hoje à noite, na sede da Lagoa, elegeremos o novo presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama. Então você, torcedor, e principalmente você, conselheiro, faça valer a vontade da maioria, a vontade dos sócios de verdade. Vote no Julio Brant e evite o golpe", afirmou Edmundo em vídeo postado no Instagram.

Conspirações, tramas, traições, ameaças, ações na Justiça... A eleição do Vasco tem o roteiro digno de um filme que se encaminha para os últimos capítulos. Nesta sexta, a partir das 20h, na sede do clube na Lagoa (RJ), uma reunião do Conselho Deliberativo definirá o presidente do próximo triênio.

Brant - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Mas, como um bom longa-metragem, o trecho de maior emoção ficou para o fim, com o candidato de oposição Julio Brant - outrora favoritíssimo - ameaçado de não ratificar sua vitória e podendo ser derrotado por uma inesperada coligação entre seus ex-aliados e antigos adversários.

A surpreendente mudança no tabuleiro político se deu tão logo, em campo, o Cruzmaltino foi derrotado por 2 a 0 pelo Bangu em casa, na estreia no Carioca. Alexandre Campello, que chegou a ser candidato e abriu mão de concorrer para se aliar a Brant e derrotar Eurico, foi ao Facebook anunciar ao vivo que havia rompido de vez com o vencedor da eleição entre os sócios.

De forma clara, informou que não será mais o vice-presidente geral do clube caso Julio confirme seu primeiro lugar, algo que havia sido acordado entre os dois previamente antes de formarem a aliança. Embora não tenha deixado claro que ele e seus apoiadores irão migrar os votos contra Brant, são grandes as chances de que o médico e seu braço-direito Roberto Monteiro formem uma candidatura própria.

Eurico - Daniel Marenco/Folhapress - Daniel Marenco/Folhapress
Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

A priori, o grupo de Eurico Miranda lançará outra, sendo os nomes mais fortes para representá-los Antônio Peralta, figura antiga da política cruzmaltina, e Luis Fernandes, ex-presidente do Conselho Deliberativo.

Não está descartada, porém, uma aliança entre os dois grupos, que seriam fortes candidatos a vencerem a eleição. A possibilidade é algo que consideram como uma ameaça fortíssima a Julio, levando em consideração a influência que possuem entre os conselheiros.

Posse na próxima segunda-feira

O novo presidente do Vasco será empossado, em cerimônia de gala, na próxima segunda-feira (22), conforme determinação da Justiça. De sexta a domingo, portanto, o clube oficialmente ainda terá uma direção administrativa provisória, algo que acontece desde a última quinta.

Portanto, assim como ocorreu na partida desta quinta-feira contra o Bangu, o jogo deste domingo, diante do Nova Iguaçu, em São Januário, também será com portões fechados.

Entenda a polêmica

Com suspeitas de irregularidades, a Justiça determinou que uma urna fosse separada na eleição entre os sócios que aconteceu em novembro de 2017. Nela, foram colocados 691 pessoas que se associaram no fim de 2015.

Após a apuração, uma disparidade de votos a favor de Eurico Miranda na tal urna 7 - num desequilíbrio total em relação às outras - levou o judiciário a suspender tais votos. Deste modo, o candidato de oposição Julio Brant passou a ser o vencedor.

Eurico tentou uma série de ações na Justiça para tentar validar a urna 7, mas sofreu derrotas e chegou para a eleição do Conselho Deliberativo como segundo colocado.