Topo

Heinze determina cartilha no Vélez: videogame proibido e celular limitado

Heinze começou a carreira de técnico em junho de 2015 e está no terceiro clube - Divulgação/Vélez Sarsfield
Heinze começou a carreira de técnico em junho de 2015 e está no terceiro clube Imagem: Divulgação/Vélez Sarsfield

Do UOL, em São Paulo

30/12/2017 15h42

Classificação e Jogos

O lendário ex-zagueiro Gabriel Heinze assumiu como treinador do Vélez Sarsfield, da Argentina, há menos de um mês, mas já deixa marcas importantes no novo clube: além de antecipar a pré-temporada para 2018 à frente de todos os outros times do país, o comandante também estabeleceu uma cartilha de comportamento que chamou atenção da imprensa local. Entre outras medidas polêmicas, Heinze limitou o uso de celulares e proibiu videogame aos jogadores durante o período de permanência na sede do clube.

O novo treinador ainda não se pronunciou sobre as decisões, mas espera que os atletas se comuniquem e interajam mais pessoalmente no dia a dia do clube. Além de vetar os jogos de videogame e limitar o uso de celulares a áreas do CT, Heinze ainda é contra a prática de tênis de mesa, de acordo com o diário "Clarín". Também há exigências à diretoria: gramado do CT sempre bem cortado, novos colchões para melhorar o sono dos jogadores e proibição de contato entre atletas e dirigentes, inclusive no vestiário antes, durante ou depois de jogos.

Em menos de um mês no Vélez, Heinze já divulgou uma lista de jogadores dispensados (Cristaldo, Bergessio, Alvarenga, Correa, Amor, Doffo, Pérez Acuña e Cubero) e também deve perder Andrada, que estava em viagem de férias e não alterou a data de retorno por conta da decisão de antecipar a pré-temporada tomada pelo treinador. O choque de comando ocorre em um momento de dificuldades da equipe no Campeonato Argentino, torneio em que ocupa a 19ª posição de 28 times, com apenas quatro vitórias em 12 partidas até o momento.

Heinze encerrou a carreira como jogador em março de 2014, pelo Newell's Old Boys, clube argentino que fechou uma trajetória com passagens por Roma (ITA), Olympique de Marselha (FRA), Real Madrid (ESP), Manchester United (ING), Paris Saint-Germain (FRA), Sporting (POR) e Valladolid (ESP). Ele iniciou como técnico em junho de 2015, no Godoy Cruz (ARG) e teve o ponto máximo da carreira pelo Argentinos Juniors, que qualificou para a elite do Campeonato Argentino.