Topo

São Paulo confirma contratação de Jean: "Um sonho de criança", diz goleiro

O goleiro Jean, que fechou acordo com o São Paulo nesta sexta-feira - Érico Leonan / saopaulofc.net
O goleiro Jean, que fechou acordo com o São Paulo nesta sexta-feira Imagem: Érico Leonan / saopaulofc.net

Do UOL, em São Paulo

22/12/2017 20h35

O São Paulo oficializou a contratação do seu primeiro reforço para 2018. O Tricolor paulista fechou acordo de cinco temporadas com o goleiro Jean, que se destacou pelo Bahia no último Campeonato Brasileiro. O jogador, de 22 anos, deve se apresentar com os novos companheiros no dia 3 de janeiro, no CT da Barra Funda.

"Para mim, é um sonho de criança jogar no São Paulo. Acho que todo atleta pensa em jogar por grandes clubes, e hoje podendo vestir a camisa do São Paulo eu me sinto muito feliz e honrado. Espero dar esse retorno ao clube", disse Jean.

Neste ano, o arqueiro disputou 56 partidas pelo time baiano e chamou a atenção do São Paulo. Além dele, o clube paulista conta com Sidão e Lucas Perri para o setor. Denis, que tinha contrato com o Tricolor até o fim deste ano, não teve o vínculo renovado e busca uma equipe para defender na próxima temporada. 

"Acho que 2017 foi, sem dúvida, o melhor ano da minha carreira. Começou com um pouco de desconfiança por parte da torcida, pela minha idade, por ser tão novo assim. Mas graças a Deus pude fazer bons jogos pela Copa do Nordeste, jogar 38 partidas do Campeonato Brasileiro, e jogar bem. Estou muito feliz com o meu desempenho pessoal, e que a gente teve lá durante o ano. O meu momento é o melhor da minha carreira e espero continuar assim para ajudar o São Paulo", afirmou o reforço.

A posição era um problema para o São Paulo desde a aposentadoria de Rogério Ceni, no fim de 2015. Denis não se firmou como titular e o próprio Ceni, então como treinador, indicou a contratação de Sidão. Em 2017, a disputa por posição ficou entre Denis, Renan Ribeiro e Sidão, que fechou o ano como titular.  

Na sexta-feira (22), Jean esteve em São Paulo para realizar exames médicos e até vazou nas redes sociais uma imagem do goleiro vestindo a camisa do Tricolor no CT do Barra Funda, concedendo uma entrevista ao departamento de comunicação do clube. No início deste mês, o jogador havia vindo para a capital paulista para procurar um apartamento na região do CT do Tricolor paulista.

O clube do Morumbi já havia demonstrado interesse no arqueiro durante o Campeonato Brasileiro. Em novembro, a negociação foi conduzida pelo então diretor executivo de futebol, Vinícius Pinotti, e o presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana, que deu lugar para Guilherme Bellintani após a eleição de 9 de dezembro. Porém, como os dois deixaram seus respectivos cargos, a transação ficou emperrada. Agora, os dois clubes chegaram a um acordo.

Discípulo de Ceni

Com a chegada de Jean, a torcida do São Paulo poderá rever um goleiro cobrar faltas. Pelo Tricolor paulista, o ex-jogador marcou 131 gols, sendo 62 de falta e 69 de pênalti. Até mesmo por usar Rogério Ceni como exemplo, Jean também se arrisca na hora de tentar balançar as redes. Neste Campeonato Brasileiro, ele cobrou quatro faltas em três jogos do Bahia - contra o Sport uma foi na barreira e a outra no travessão; diante do Santos parou na barreira; e outra contra o próprio São Paulo. Certa vez, quando o Bahia treinava no CT do Palmeiras, o jogador chegou a gravar um vídeo brincando dizendo que era "o novo Rogério Ceni".

"O Rogério foi um cara que me chamava a atenção, vi o Rogério fazendo gols e cobrando falta, foi um cara que me motivou. Foi um espelho, uma referência para mim", concluiu o goleiro.

Ficha de Jean:

Nome completo: Jean Paulo Fernandes Filho
Data de nascimento: 26/10/1995 (22 anos)
Local de nascimento: Salvador-BA
Posição: goleiro
Altura: 1m88
Peso: 90 kg

Clubes: Bahia (2011-17) e São Paulo (desde 2017)

Títulos: Campeonato Baiano Sub-17 (2012), Campeonato Baiano Sub-20 (2014), Campeonato Baiano (2015) e Copa do Nordeste (2017)

Premiação: Melhor goleiro do Campeonato Baiano Sub-17 (2012) e Melhor goleiro do Campeonato Baiano Sub-20 (2013)

Seleção brasileira: Copa do Mundo Sub-20 (2015) e Lista de Suplência para os Jogos Olímpicos de 2016 (medalha de ouro)