Topo

Inter supera São Paulo e encaminha troca com Figueirense por lateral Dudu

Dudu, lateral direito do Figueirense, foi destaque da Série B deste ano - Luiz Henrique/Figueirense
Dudu, lateral direito do Figueirense, foi destaque da Série B deste ano Imagem: Luiz Henrique/Figueirense

José Eduardo Martins e Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo e Porto Alegre

22/12/2017 17h33

O Internacional está próximo de finalizar a contratação do lateral direito Dudu, de 20 anos, do Figueirense. A negociação é uma troca de empréstimos envolvendo o meia Andrigo, de 22 anos.

Dudu se destacou pelo Figueira na Série B do ano passado. Foi sondado por uma série de clubes e renovou vínculo com o alvinegro de Florianópolis até 2020, elevando também sua multa rescisória. O São Paulo, por exemplo, entrou em disputa com o Colorado pela contratação dele.

Em busca de um reforço para a lateral direita, o São Paulo também entrou em contato com o Figueirense e ofereceu jogadores que foram recentemente promovidos da base, mas os nomes não agradaram os catarinenses.

Uma opção estudada pelo Figueirense era de o São Paulo envolver o goleiro Lucas Perri, porém, o Tricolor paulista, em um primeiro momento, não se mostrou disposto a ceder o arqueiro, que também está na mira do Guarani.

A lateral direita é um dos principais problemas para o técnico Dorival Júnior. Buffarini e Bruno não conseguiram se firmar e devem ser negociados. O argentino interessa o Boca Juniors, enquanto o outro ala recebeu sondagens de alguns clubes da Série A, mas ainda não acertou a sua transferência. Sem opções, o treinador terminou a temporada com o volante Militão improvisado no setor.

O molde de negociação com Inter é semelhante. A lista apresentada pelos colorados agradou mais por conter atletas experientes e foi encaminhado empréstimo com cláusula de compra ao fim do período.

Com a qualidade ofensiva como principal característica, ele disputou 43 jogos e marcou um gol no ano passado. Sua formação foi toda na base do Figueira.

Já Andrigo atuou emprestado ao Atlético-GO. E também conseguiu holofotes após uma boa temporada. Atraiu atenção de uma série de clubes como Fluminense e Ponte Preta. Recebeu até uma ligação do técnico Abel Braga para aproximar-se do clube carioca. Não houve avanço.

Seu nome estava, inclusive, entre os jogadores que seriam aproveitados no próximo ano após empréstimo. Mas a solicitação do Figueirense e a possibilidade de contar com Dudu mudou o cenário. Em 2017, Andrigo disputou 36 jogos e marcou quatro gols.

É possível que antes da ida para o time de Florianópolis, Andrigo amplie seu vínculo com o Internacional, que acaba em dezembro de 2018. De toda forma, a direção vermelha não confirma as tratativas.

A reportagem do UOL Esporte apurou que o Figueirense já informou os jogadores escolhidos e liberou Dudu para o acerto com Inter. De férias nos Estados Unidos, Andrigo aguarda a resolução do caso.

O Figueira receberá, antes mesmo de tal negócio, outros dois jogadores do Inter. Eduardo, zagueiro, e Gustavo Ferrareis, meia-atacante, já foram confirmados na equipe.