Topo

Robinho não vai renovar com o Atlético-MG. Contrato em vigor impede anúncio

Robinho não permanecerá no Atlético-MG em 2018 - André Yanckous/AGIF
Robinho não permanecerá no Atlético-MG em 2018 Imagem: André Yanckous/AGIF

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

21/12/2017 20h15

Robinho tem contrato com o Atlético-MG até o dia 31 deste mês. Mas o vínculo não será renovado. É uma decisão já tomada pelo jogador e por seu staff, após as conversas com o clube mineiro sobre a renovação contratual. Apesar de a decisão já ter sido tomada e ser de conhecimento da diretoria atleticana, as duas partidas adotam uma postura conservadora, já que o contrato atual segue em vigor.

Tanto que o discurso é de ainda existe a busca por um acerto. O Atlético fez uma oferta de renovação com um salário bem inferior ao que o atacante recebeu nos dois primeiros anos de Cidade do Galo. Em contrapartida, o Galo ofereceu dois anos de acordo, o que na visão do clube daria uma tranquilidade ao atleta, que no próximo mês completará 34 anos de idade e já caminha para o final de carreira.

“A ideia foi dar maior tranquilidade possível para ele. Entendo que um atleta com essa faixa etária, mas ainda entregando um bom futebol, como ele faz, quer é paz e tranquilidade para trabalhar. Foi isso inicialmente que eu pensei. Dar os 24 meses, numa cidade que ele gosta muito e já está adaptado. A conversa foi muito saudável com a representante dele, lá em São Paulo. Ela aceitou e entendeu o projeto que temos para o Robinho, que não é utilizá-lo apenas em 2018, mas um projeto para a vida dele, com mais dois anos em Belo Horizonte”, explicou Alexandre Gallo, na última semana.

Apesar do discurso, o Atlético fez uma única oferta e não vai fazer um esforço extra para manter seu camisa 7, mesmo com a confirmação da saída de Fred. Depois da negativa de Robinho para renovar o contrato com um salário reduzido, o departamento de futebol alvinegro já traçou a programação da pré-temporada sem contar com o atacante.

Como a preferência para contar com Robinho é do Atlético, o staff do jogador mantém a cautela sobre o futuro. Embora esteja definido que o atleta não vai seguir na Cidade do Galo, diante dos valores apresentados, existe uma cláusula no contrato que faz com a parte de Robinho evite confirmar a não renovação. Pelo acordo assinado em fevereiro de 2016, basta ao clube mineiro manter os vencimentos para que o jogador siga fazendo parte do elenco.

Por isso, as duas partes evitam bater o martelo sobre o futuro do jogador. Já é certo que Robinho não segue na Cidade do Galo em 2018, mas o Atlético e o atacante vão aguardar o final do contrato atual para que a saída do camisa 7 seja confirmada.