Topo

Fla confia em respaldo da Justiça e negocia contratação de Zeca

O lateral Zeca é um provável reforço do Flamengo para a temporada 2018  - Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo
O lateral Zeca é um provável reforço do Flamengo para a temporada 2018 Imagem: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo

Dassler Marques e Vinicius Castro

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

19/12/2017 13h40

O lateral Zeca se encaminha para ser o primeiro reforço do Flamengo. A diretoria rubro-negra tem negociações avançadas com o atleta e confia no respaldo da Justiça para sacramentar a contratação. O jogador conseguiu recentemente a rescisão com o Santos e está liberado para assinar com outro clube.

Lateral-esquerdo de origem, Zeca agradou em cheio nas análises da comissão técnica por conta do bom futebol apresentado e por jogar também pelo lado direito. Aos 23 anos, ele chega com status de titular, caso a contratação seja confirmada.

A reportagem do UOL Esporte apurou que as conversas evoluíram consideravelmente nos últimos dias. Já há quem garanta nos bastidores que a negociação está apenas por detalhes e pelo aval jurídico para ser concluída. O processo, no entanto, não é simples.

Por ordem para uma transferência com pendências, o departamento de futebol consultará o jurídico, o que ainda não ocorreu. Uma análise minuciosa no contrato e na ação judicial será realizada. A partir daí, os advogados revelam o parecer.

Vale lembrar que qualquer clube que contrata um atleta diante de um imbróglio judicial assume o risco futuro em uma decisão solidária. O que o Flamengo ainda terá de decidir é se o risco envolvendo Zeca é administrável ou um problema.

Uma possibilidade é entrar em acordo com o Santos, que recorre da última decisão na Justiça após ter vencido nas duas primeiras instâncias. Na ação contra o clube da Vila Belmiro, Zeca alegou que sofreu atrasos no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e que também não foi apoiado no episódio em que santistas tentaram agredi-lo em protestos.

As partes não falam publicamente sobre as tratativas, mas Zeca está cada vez mais perto do Flamengo. Resta saber apenas o andamento jurídico e se o Rubro-negro terá a segurança suficiente para sacramentar a contratação do primeiro reforço.