Topo

Kaká anuncia aposentadoria do futebol: "Ciclo se encerra aqui"

Orlando City/Divulgação
Imagem: Orlando City/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/12/2017 13h14

Kaká anunciou neste domingo (17) que se aposentou do futebol. Em entrevista a Galvão Bueno no “Esporte Espetacular”, o meia de 35 anos afirmou que pretende estudar para ocupar um cargo de gestão.

“Muito consciente que esse é o momento de encerrar minha carreira como jogador profissional. O ciclo da minha carreira se encerra aqui”.

O anúncio veio em um quadro especial do programa junto com Galvão Bueno. A informação já havia sido antecipada pelo blog do Ohata, neste sábado, que explicava que o agora ex-jogador já revelava a intenção de sua aposentadoria a amigos próximos.

Dentro do Morumbi, estádio do São Paulo, time que revelou Kaká para o futebol, a dupla relembrou os principais momentos da carreira do meia brasileiro.

"Agora vou me preparar para continuar no futebol e ter uma outra função, mas não vai ser mais como um jogador profissional, atleta. Eu gostaria de participar do clube de uma forma mais... um manager, um diretor esportivo, alguém que fica entre o campo e o clube", prosseguiu.

Durante a entrevista, Kaká afirmou que a eliminação na Copa do Mundo de 2006 para a França foi a mais difícil de sua passagem pela seleção brasileira. Quatro anos mais tarde, o Brasil voltaria a cair nas quartas de final, desta vez para a Holanda.

“O mais doido foi perder da França em 2006. Depois de 82, a de 2006 foi uma das melhores de elenco, de nomes, que o Brasil já teve. Perder daquela forma foi difícil”, afirmou.

Sobre os clubes, Kaká relembrou sua passagem pelo Real Madrid. Contratado após vencer o prêmio de melhor jogador do mundo, o brasileiro sofreu com lesões e mal conseguiu atuar na equipe comandada por José Mourinho.

"Não foi o que eu esperava. Mais uma vez, uma grande lição para mim. Não tive problema (com Mourinho). Em todo momento, não transferi para ele ou para o Real Madrid culpa alguma”, completou.

Kaká se aposenta do futebol tendo conquistado uma vez a Liga dos Campeões (2006/07), um Mundial de Clubes (2007), um Campeonato Espanhol (2011/12), a Copa do Mundo (2002) e a Copa das Confederações (2005 e 2009) como seus principais títulos. No São Paulo, único time que defendeu no Brasil, o meia foi campeão do Rio-São Paulo de 2001.

São Paulo presta homenagem a Kaká

Tão logo Kaká anunciou sua aposentadoria, o Twitter oficial do São Paulo postou uma dedicatória em homenagem ao agora ex-jogador. Clube que revelou o meia para o futebol, o time paulista agradeceu pelos “momentos especiais” e deixou as “portas da sua casa” abertas”.

“Quando param de jogar, ídolos não se aposentam, entram para a história. Mais que gols e títulos, o que fica é o legado de dedicação, profissionalismo e carinho. Obrigado por ter feito parte de momentos tão especiais. As portas da sua casa estarão sempre abertas, Kaká”, escreveu.