Topo

Confronto e argentinos barrados marcam pré-jogo de Fla x Independiente

Direção do Independiente - Pedro Ivo Almeida/UOL - Pedro Ivo Almeida/UOL
Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Léo Burlá, Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/12/2017 19h31

As horas que antecedem a final da Copa Sul-Americana têm sido de muita tensão no entorno do Maracanã. Torcedores do Independiente ultrapassaram um cordão de isolamento posicionado na rua Eurico Rabelo, entrada dos visitantes, e deram início a mais uma confusão.

Torcedores do Flamengo lançaram objetos e chegaram a agredir os argentinos que ultrapassaram o local. Em meio à confusão, a polícia começou a jogar bombas em direção aos argentinos e aos flamenguistas.

Alguns argentinos estão sendo barrados, pois possuem ingressos do setor Leste Inferior, exclusivo dos rubro-negros. Os bilhetes foram doados pela Conmebol aos dirigentes do Independiente, que repassaram as cortesias aos torcedores. A Polícia Militar não permite que eles acessem o local dos flamenguistas. Muitos ingressos falsos também são apreendidos nas mãos dos "hinchas". A área dos visitantes foi completamente isolada para evitar maiores problemas.

Torcedor do Independiente - Pedro Ivo Almeida/UOL - Pedro Ivo Almeida/UOL
Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Esta não foi a primeira confusão entre torcedores de Flamengo e Independiente nesta semana. Na noite de terça-feira (12), a polícia prendeu 51 torcedores rubro-negros pelo ocorrido na entrada de um hotel em Copacabana. Os flamenguistas atiraram morteiros e houve tentativa de invasão ao hotel. O elenco do Independiente, contudo, não estava hospedado no local.

Provocação revolta argentinos

Um torcedor do Flamengo acabou ultrapassando os limites da brincadeira nesta quarta-feira. Um rubro-negro gerou revolta entre os argentinos após levar um cartaz de um submarino com o escudo do Independiente. A provocação se refere ao desaparecimento de um submarino do país sul-americano em 15 de novembro. Mais de 40 pessoas morreram na tragédia.

Na tarde desta quarta-feira, nova confusão: torcedores do Independiente tentaram invadir o hotel onde o elenco argentino está hospedado. Sem ingressos, cerca de 200 argentinos foram à porta do hotel na esperança de conseguir os bilhetes do jogo contra o Flamengo, no Maracanã. Houve confusão no local.

Ônibus é apedrejado

Õnibus do Independiente - Vinicius Castro/UOL Esporte - Vinicius Castro/UOL Esporte
Imagem: Vinicius Castro/UOL Esporte

O clima de guerra não parou nem na saída dos argentinos rumo ao Maracanã. Na saída do hotel, o ônibus do Independiente foi apedrejado. Na chegada ao estádio, foi possível ver que dois vidros do veículo foram quebrados pelos agressores.

Flamengo e Independiente se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. Depois de perder por 2 a 1 fora de casa, o time carioca precisa de uma vitória por dois gols de diferença para ser campeão. Caso vença por um tento, o jogo irá para os pênaltis. Ao Independiente, um empate basta para ficar com a taça.

Diretores do Independiente discutem com Conmebol

Os diretores do Independiente que foram ao Maracanã para acompanhar a decisão da Copa Sul-Americana também ficaram insatisfeitos com o lugar que lhes foi reservado no estádio. Incomodados, eles reclamaram com a Conmebol e ampliaram o clima de tumulto nos minutos que antecederam o jogo.