Topo

Com show de David Silva, Espanha faz cinco e atropela Costa Rica

Aitor Alcalde
Imagem: Aitor Alcalde

Do UOL, em São Paulo

11/11/2017 20h24

Campeã mundial em 2010, a seleção da Espanha fez ótima campanha nas Eliminatórias para Copa de 2018 e é considerada uma das favoritas ao título na Rússia. E neste sábado (11), a equipe reforçou essa condição, pois fez 5 a 0 na Costa Rica em amistoso disputado em Málaga. A equipe costarriquenha está classificada para o Mundial, mas jogou muito mal neste sábado. David Silva, do Manchester City, foi o principal destaque do jogo.

O começo de jogo da Espanha já foi avassalador. Aos 3min, Isco sofreu pênalti não marcado. Aos 5min, o lateral Alba abriu o placar com chute na área. A pressão só cresceu depois disso e resultou em gol de Morata, que pegou rebote na pequena área, aos 22min. A Costa Rica teve uma chance de gol aos 28min, mas depois os espanhóis voltaram a pressionar e quase marcaram o terceiro gol. 

Depois disso, a Espanha voltou para o segundo tempo com quatro substituições, disposta a fazer testes antes da Copa do Mundo. Mas isso não mudou a cara do jogo, pois a defesa da Costa cometeu dois erros que resultaram em gols de David Silva antes dos 10min. Os espanhóis só diminuíram o ritmo depois dos 20min do 2º tempo, mas mesmo assim saiu gol de Iniesta, com chute de fora da área, aos 27min.

O melhor: David Silva

O meia do Manchester City participou de quatro gols da Espanha. Deu assistência no primeiro, criou bela tabela no segundo e marcou o terceiro e o quarto.

Substituto de Navas

O goleiro costarriquenho Keylor Navas, astro do Real Madrid, está lesionado e por isso não enfrentou a Espanha. O substituto Dany Carvajal foi irregular, pois fez boas defesas no 1º tempo, mas foi mal em alguns gols da Espanha.

Péssima atuação da Costa Rica

Grande surpresa da Copa do Mundo de 2014, a Costa Rica não mostrou, neste sábado, que pode repetir a boa campanha na Copa de 2018. Muito retrancada e sem criatividade nos contra-ataques, a equipe não acertou sequer um chute a gol até os acréscimos, quando Kepa fez ótima defesa.

Vaias a Piqué

Morata e Piqué - Aitor Alcalde - Aitor Alcalde
Imagem: Aitor Alcalde

Em Málaga, a torcida da Espanha voltou a vaiar Piqué por causa do posicionamento político dele. O zagueiro do Barcelona defende a independência da Catalunha e por isso é muito criticado em outras regiões da Espanha. Mesmo assim ele jogou bem na defesa e levou perigo em jogadas aéreas ofensivas.

Estreia de novo uniforme polêmico

A questão política também apareceu recentemente no uniforme que a Espanha usará na Copa do Mundo. A camisa, que estreou neste sábado, tem detalhes que geram polêmica: parte dos espanhóis entenderam que existem detalhes em roxo, algo que remete a um símbolo de oposição ao regime monárquico atual. A empresa que elaborou o uniforme, Adidas, teve que cancelar o evento de lançamento do uniforme, mas defendeu que a cor é azul e foi aprovada pela confederação de futebol e pelos jogadores.

ESPANHA 5 x 0 COSTA RICA

Local: Estádio La Rosaleda, em Málaga (ESP)
Data: 11/11/2017
Árbitro:  Sidiropoulos 
Cartões amarelos: Waston (COS), Thiago Alcântara (ESP).
Gols: Alba, aos 5min do 1º tempo; Morata, aos 22min do 1º tempo; David Silva, aos 5min do 2º tempo e aos 9min do 2º tempo; Iniesta, aos 27min do 2º tempo.

ESPANHA
Kepa; Odriozola, Piqué (Bartra), Ramos (Nacho) e Jordi Alba; Busquets (Ñiguez), Thiago, Iniesta (Luis Alberto), David Silva e Isco (Asensio); Morata (Aspas).
Técnico: Julen Lopetegui

COSTA RICA
Carvajal, Gamboa, Waston (Gutierrez), Duarte (Gonzalez), Calvo, Oviedo (Matarrita), Tejada, Borges, Bolaños (Wallace), Venegas (Rodríguez) e Ureña (Ortiz).
Técnico: Óscar Ramirez