Topo

Os segredos do "melhor do jogo" no 7 a 1, para ser frio em campo

Kroos fez dois gols na vitória da Alemanha sobre o Brasil na Copa de 2014 - Charles McQuillan/Getty Images
Kroos fez dois gols na vitória da Alemanha sobre o Brasil na Copa de 2014 Imagem: Charles McQuillan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/10/2017 04h00

Toni Kroos é titular indiscutível no Real Madrid e na seleção alemã. Em ambos os times, é responsável por ditar o ritmo de jogo e organizar o meio-campo. Aos 27 anos, o alemão desempenha tais funções com tranquilidade de sobra, característica que sempre o acompanhou. E essa frieza em campo, mesmo em partidas decisivas, tem explicação.

O próprio Kroos justifica tal postura com três “segredos”. E um deles é o fato de que, para ele, futebol é só futebol, mesmo sendo sua paixão e seu meio de ganhar a vida.

“No fim das contas, é só futebol. Há coisas mais importantes na vida do que ganhar ou perder um jogo. Tenho outras coisas para pensar e isso me dá muita serenidade quando entro em campo para disputar uma partida”, declarou ele em entrevista recente aos meios de comunicação da federação alemã.

Outro segredo para ser calmo está nos títulos que ele acumula desde jovem no futebol. Pela seleção, por exemplo, Kroos foi campeão mundial na última Copa. Ele, inclusive, foi eleito o melhor jogador em campo na goleada por 7 a 1 sobre o Brasil na semifinal disputada no Mineirão.

“A segunda razão [para ser frio] são as vitórias que tive. Quando você não ganha tem muito mais pressão. Ter grandes títulos me dá muita paz mental e me faz encarar os jogos com mais tranquilidade”, explicou ele.

Entre os mais de 20 títulos que já conquistou, Kroos foi tricampeão da Liga dos Campeões (uma vez pelo Bayern e duas pelo Real Madrid), campeão mundial de clubes três vezes, além de ter faturado muitos troféus nacionais pelos dois times.

Por fim, Kroos lista como outro fator sua personalidade calma. “Essa não posso descrever muito bem porque é uma característica minha. Sou uma pessoa tranquila”.

No início do ano, no entanto, Kroos foi visto por muitos internautas de outra forma. Ele causou polêmica quando publicou no Twitter uma mensagem de feliz ano novo usando as bandeiras de Brasil e Alemanha nos lugares do 1 e do 7, respectivamente.

O post gerou reações de muitos brasileiros, entre eles do lateral-esquerdo Marcelo, seu companheiro de Real Madrid, e de Ronaldo Fenômeno, que respondeu lembrando a vitória por 2 a 0 do Brasil sobre a Alemanha na final da Copa de 2002. “Muita atenção para uma pequena piada. Desejo a todos um seguro e feliz ano novo”, amenizou Kroos na sequência.