Topo

Pré-temporada fará Grêmio iniciar Gauchão com time de transição

Time de transição do Grêmio passa por mudanças, mas deve abrir temporada de 2018  - Aguante Assessoria
Time de transição do Grêmio passa por mudanças, mas deve abrir temporada de 2018 Imagem: Aguante Assessoria

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/10/2017 04h00

O Grêmio tem motivos para seguir pensando, e muito, em 2017, mas aos poucos já olha as próximas folhas do calendário e começa a se preparar. Com a pré-temporada encurtada, em reflexo da Copa do Mundo, o Tricolor deve anunciar em breve a disputa do Gauchão com o chamado time de transição. Pelo menos as rodadas iniciais do estadual serão assim.

A agenda na Arena poderá ficar ainda mais apertada se o time avançar na Libertadores e chegar a disputar o Mundial de Clubes, em Abu Dhabi.

Sem nem contar com esse cenário, o Grêmio já alinhavou detalhes para começar o Campeonato Gaúcho com jovens e sem o elenco principal. A Federação Gaúcha de Futebol deve divulgar até o início de novembro a tabela completa do estadual.

No fim de setembro, a CBF divulgou o calendário do futebol brasileiro para o ano que vem. Nele, a pré-temporada está prevista entre 3 e 16 de janeiro. Os estaduais estão autorizados a começar no dia seguinte e se estenderão até 8 de abril.

O plano da FGF é esperar a caminhada do Grêmio na Libertadores terminar, com ou sem título, para definir a data do Gre-Nal da fase de classificação. Neste clássico deverá ser usado o árbitro de vídeo, no estádio Beira-Rio.

A ideia do Grêmio é botar o grupo de transição em campo para observar jovens, mas também dar mais tempo para preparação dos atletas principais. O elenco de apoio vem passando por transformações nas últimas semanas, sendo que a primeira delas foi a demissão do técnico Felipe Endres. Na próxima segunda-feira, um grupo com nomes do transição e outros da base embarca rumo à China para disputa de um torneio ao lado de Santos e Gungzhou Evergrande.

Em Porto Alegre, o Grêmio segue obcecado com a Copa Libertadores. Depois de aplicar 3 a 0 no Barcelona-EQU, em Guayaquil, o Tricolor reencontra os equatorianos na quarta-feira para confirmar vaga na final. O adversário sairá do duelo entre River Plate e Lanús. As finais do torneio sul-americano acontecem em 22 e 29 de novembro. O Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes começa em 6 de dezembro, mas o representante da Conmebol estreia apenas no dia 12. A finalíssima está marcada para 16 de dezembro.