Topo

Há quem sonhe com o título, mas foco do Cruzeiro é segurar Mano

Manter Mano Menezes é a prioridade do Cruzeiro na reta final de temporada - Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro
Manter Mano Menezes é a prioridade do Cruzeiro na reta final de temporada Imagem: Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro

Diego Salgado e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

18/10/2017 04h00

O Cruzeiro entra em campo nesta quarta-feira (18), às 19h30 (de Brasília), para enfrentar o Coritiba, no Couto Pereira. Embora haja confiança na possibilidade de alcançar o líder Corinthians no Campeonato Brasileiro, a atenção no clube está voltada para a renovação de Mano Menezes.

No dia seguinte ao jogo válido pela 29ª rodada do Brasileirão, a cúpula se reunirá pela segunda vez com o treinador em busca de sacramentar a permanência na Toca da Raposa II em 2018.

A diretoria está muito confiante na manutenção do técnico. A conversa de terça-feira, entre Wagner Pires de Sá (futuro presidente do clube), Itair Machado e o próprio comandante, foi classificada como produtiva. O novo mandatário e os seus assistentes creem que é possível bater o martelo sobre o futuro de Mano no próximo encontro, marcado para quinta-feira.

O clube prometeu reforços de peso para a disputa da Copa Libertadores da América 2018 e 30% de reajuste no salário atual de R$ 500 mil mensais. Com o novo contrato, ele passaria a receber R$ 650 mil.

Os bastidores estão agitados e a renovação da comissão técnica se tornou prioridade. Dentro de campo, porém, o time tem correspondido e vive seu melhor momento no Campeonato Brasileiro. Primeira colocada no returno do torneio, a equipe sonha até em se aproximar do Corinthians, líder da competição.

Os paulistas têm 58 pontos, enquanto os mineiros contabilizam 47. A dez rodadas do fim, há quem negligencie o extracampo movimentado e sonhe com o primeiro lugar do Brasileirão.

"Sabemos que é muito difícil, mas vamos fazendo nossa parte. O Flamengo teve situação parecida, se não me engano em 2009, quando arrancou do meio da tabela e foi campeão brasileiro. Vamos continuar com os pés no chão, para continuar conquistando os pontos. Temos um mínimo de chance de ser campeão. Então, enquanto tiver chance, vamos lutar", disse Alisson.

A animação do elenco é devido à boa campanha na segunda parte do Brasileiro. O Cruzeiro fez 20 pontos em 27 possíveis, o que representa 74% de aproveitamento, enquanto o Corinthians fez 11, com 40,7% de rendimento.

Ficha técnica
Coritiba x Cruzeiro

Motivo: 29ª rodada do Brasileirão
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 18 de outubro de 2017 (quarta-feira)
Horário: às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ) e Wendel de Paiva Gouveia (RJ)

Coritiba: Wilson; Léo, Cleber Reis, Werley e Carleto; Jonas, Alan Santos, Mathues Galdezani e Tiago Real; Rildo e Henrique Almeida. Técnico: Marcelo Oliveira.

Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Digão, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Rafinha, Arrascaeta, Thiago Neves e Sóbis. Técnico: Mano Menezes.