Topo

Paranaense 2018 emula Carioca e pode ter menos datas; Atletiba segue sem TV

Paranaense terá decisões de turnos, mas dupla Atletiba ainda não fechou com TV - Reprodução
Paranaense terá decisões de turnos, mas dupla Atletiba ainda não fechou com TV Imagem: Reprodução

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

17/10/2017 19h40

Os clubes do Paraná definiram nesta terça-feira (17) a fórmula de disputa do Paranaense 2018, que terá 17 datas, mas pode ter apenas 15 conforme os resultados de campo. A principal novidade é a inspiração nos antigos formatos do Campeonato Carioca, com duas taças – ainda com nomes a definir – e os clubes divididos em dois grupos. Se um mesmo clube vencer as duas taças (que equivalerão a turnos), será declarado campeão.

Com Coritiba no Grupo 1 e Atlético no Grupo 2, os 12 times irão começar a disputa em 21 de janeiro na primeira taça, em que as equipes enfrentam os times do outro grupo. Os dois melhores de cada chave se classificam para as semifinais, em jogo único na casa do time de melhor campanha na fase, independentemente do posicionamento na chave – entretanto, o cruzamento será do 1º do A contra o 2º do B e vice-versa, com a final também em jogo único, na casa do time de melhor campanha na fase. Em caso de empates nas finais do turno, decisão por pênaltis. O campeão estará na decisão do Paranaense 2018.

Na segunda taça, os clubes se enfrentam dentro dos grupos, classificando-se também os dois melhores, mantendo-se os critérios da primeira taça. Isso significa que, nas duas taças, primeiro e segundo colocados de uma mesma chave poderão fazer seus jogos em casa contra os adversários do outro grupo. Os vencedores das semifinais decidem a segunda taça. Se um mesmo clube vencer os dois turnos – ou taças – será declarado o campeão da temporada. Do contrário, farão a final em dois jogos, com o time de melhor campanha decidindo em casa, excluídas todas as partidas de finais de turnos. Já os dois rebaixados serão os times de pior campanha na soma das duas taças.

A dupla Atletiba ainda não assinou com a TV para a transmissão do campeonato 2018. As outras 10 equipes já têm contrato com a RPC, afiliada Globo no Paraná, que não esteve no arbitral. O Coritiba terá eleições no final do ano e sua nova diretoria é quem vai determinar os rumos da negociação com a TV; já o Atlético informou no arbitral que só negocia transmissão em 2018 se houver uma proposta melhor do que em 2017.

Confira os grupos do Paranaense 2018, definidos a partir da classificação do campeonato 2017, com alternância de posições do campeão para o último não-rebaixado entre os grupos:

Grupo 1

Coritiba (atual campeão)
Cianorte
Paraná
Cascavel
Foz do Iguaçu
Maringá FC (campeão B)

Grupo 2

Atlético (vice-campeão 2017)
Londrina
Prudentópolis
Rio Branco
Toledo
União de Fco. Beltrão