Topo

Fred tem última chance no Galo para evitar maior jejum de gols desde 2009

Fred está à procura de um gol com a camisa do Atlético-MG - Andre Yanckous/AGIF
Fred está à procura de um gol com a camisa do Atlético-MG Imagem: Andre Yanckous/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

30/09/2017 04h00

O jogo contra o Atlético-PR neste domingo (1º), às 19h (de Brasília), na Arena da Baixada, é a última chance de Fred de evitar o maior jejum de gols desde a volta ao Brasil. Sem balançar as redes adversárias há nove partidas, o centroavante entra em campo pela 26ª rodada do Brasileiro para escapar da maior série sem bolas na rede.

A última celebração do camisa 9 do Atlético-MG foi há mais de dois meses. Ele fez um gol no triunfo do Galo sobre o Atlético-GO, no Estádio Olímpico de Goiânia, em 16 de julho passado. Desde então, passou em branco contra Bahia, Vasco, Jorge Wilstermann, Fluminense, Internacional, Paraná, Palmeiras, Avaí e Vitória.

Caso passe em branco no jogo deste fim de semana, o jogador de 33 anos igualará a marca do ano passado. Em 2016, Fred ficou dez jogos seguidos sem estufar as redes pelo Flu. É a sua maior sequência sem gols desde 2009, quando retornou ao Brasil. Na ocasião, o atacante passou em branco contra Tigres do Brasil, Flamengo (duas vezes), Botafogo (duas vezes), Boavista, Bangu, Madureira, Tombense e Vasco.

Durante o jejum, Fred demonstrou tranquilidade em relação à seca de gols: “Estou caprichando tanto, que a bola está teimando em não entrar. O que me tranquiliza é que fiquei muito tempo parado, e as coisas vão se encaixar. Há meses, eu estava com média de mais de um gol por partida. Quando desencantar, vai ser gol atrás de gol. O importante foi adquirir ritmo, porque eu sei que não está bom. Vou evoluindo aos poucos”.

Apesar da má fase, o centroavante é o artilheiro do Atlético-MG na temporada. O camisa 9 marcou 23 gols em 2017, 13 a mais que os atletas que ocupam a segunda posição. Rafael Moura e Elias têm 10 gols cada.