Topo

Muralha esgota possibilidades, cai em descrédito e fica sem clima no Fla

Muralha - Uarlen Valério/O Tempo/Estadão Conteúdo - Uarlen Valério/O Tempo/Estadão Conteúdo
Muralha cai para o lado errado mais uma vez na cobrança que deu o título ao Cruzeiro
Imagem: Uarlen Valério/O Tempo/Estadão Conteúdo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/09/2017 04h00

Alex Muralha ficou sem clima no Flamengo. As recentes falhas, o aproveitamento quase nulo nas cobranças de pênalti - defendeu apenas um em 22 - e a resistência da torcida o deixaram com a sequência no clube prejudicada. O vice-campeonato da Copa do Brasil foi uma espécie de ato final do camisa 38 na Gávea.

Não que Muralha tenha a saída do Flamengo definida, mas o goleiro perde cada vez mais espaço no clube. A confiança de outrora não existe mais, da mesma forma que dar a volta por cima é considerado improvável, principalmente porque Diego Alves assume a condição definitiva de titular a partir de agora.

O abatimento do jogador é flagrante. Ele deixou o estádio do Mineirão cabisbaixo após mais uma performance ruim contra o Cruzeiro na disputa de pênaltis. Segunda opção no elenco do Flamengo, ele tem o posto ameaçado por Thiago, que se recupera de fratura no punho. A escolha na sequência do ano e as conversas sobre o planejamento para 2018 serão definitivas.Embora não admita publicamente, a cúpula rubro-negra sabe que o goleiro alcançou um estágio delicado e uma decisão terá de ser tomada. Insatisfeita, a torcida perdeu a paciência com o jogador. Contar com o apoio, assim como houve na decisão, será fato cada vez mais raro.

Atualmente, o goleiro é, disparado, o atleta mais criticado e perseguido pelos torcedores. O panorama o coloca acima de Márcio Araújo, Gabriel e Rafael Vaz no índice de rejeição junto aos rubro-negros.

Muralha teve chances para se reerguer, mas esgotou as possibilidades sem alcançar o sucesso. Em um 2017 desastroso, o goleiro sabe que a trajetória no clube mais popular do país pode ter chegado ao fim. No Flamengo, ele disputou 75 jogos. O contrato vai até 31 de dezembro de 2020. Com o jogador desvalorizado, o Rubro-negro tem um problema nas mãos para resolver.