Topo

Elogiado no Barcelona, Valverde alcança marca de Guardiola no Espanhol

Técnico do Barcelona, Ernesto Valverde cumprimenta a torcida no Camp Nou - Manu Fernandez/AP
Técnico do Barcelona, Ernesto Valverde cumprimenta a torcida no Camp Nou Imagem: Manu Fernandez/AP

Do UOL, em São Paulo

23/09/2017 19h10

Com a vitória de 3 a 0 neste sábado (23) contra o Girona, o técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, igualou —e ainda pode quebrar— a marca de Pep Guardiola em um início de Campeonato Espanhol à frente do clube. O desempenho dele tem rendido elogios do elenco.

Os dois treinadores conseguiram seis vitórias nos seis primeiros jogos, uma das melhores séries da história do time azul e grená na competição. Ambos ainda dividem essa sequência com Tito Vilanova (1968-2014), que comandou a equipe entre 2012 e 2013 —ele se desligou do clube por problemas de saúde, poucos meses antes de falecer.

Até então com 100% de aproveitamento na temporada 2009-10, Guardiola teve a sequência na largada do torneio interrompida após um empate em 0 a 0 com o Valência, fora de casa, no estádio Mestalla, em 17 de outubro de 2009.

Já Vilanova viu o fim da série após um 2 a 2 no clássico ante o Real Madrid, no Camp Nou, em 7 de outubro de 2012.

Valverde, por sua vez, pode deixar seus dois antecessores para trás, se vencer pela sétima rodada no próximo domingo (1). E tem boas chances para isso. No Camp Nou, o Barcelona recebe o Las Palmas que está apenas na 12ª posição na tabela do Espanhol.

Caso mantenha o 100% de aproveitamento, o atual técnico do time azul e grená ficará perto de igualar o recorde de Tata Martino, que tem o melhor início de temporada no torneio em toda a história do clube. O ex-treinador do Barcelona teve a série de nove vitórias interrompida por um 0 a 0 contra o Osasuna, fora de casa, em 19 de outubro de 2013.

Independente de alcançar o feito ou não, Valverde conta com a confiança de seus comandados. Entre eles, o meio-campista Jordi Alba, que não poupou elogios ao treinador, quando deixou o campo após o apito final contra o Girona, neste sábado (23).

"A verdade é que o treinador está levando o time à perfeição e estamos respondendo. Há muita liga [ainda pela frente], mas estamos em uma boa dinâmica", afirmou.