Topo

Levir ignora críticas e concede três dias de folga ao elenco do Santos

Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

28/08/2017 13h44

O técnico Levir Culpi não está preocupado com a insatisfação de torcedores por conta de suas constantes folgas concedidas ao elenco do Santos. Após o empate da equipe santista contra o Cruzeiro, o treinador anunciou três dias folga - segunda-feira, terça-feira e quarta-feira. Os jogadores só retornam ao trabalho na próxima quinta-feira, quando iniciam os treinamentos para o clássico contra o Corinthians no próximo dia 10, na Vila Belmiro.

Levir Culpi é alvo de críticas dos torcedores nas redes sociais. Na semana passada, os atletas se mostraram cientes dos “protestos” e defenderam a iniciativa do treinador. Além de contrariar, David Braz, inclusive, pediu apoio aos torcedores e lembrou a fase invicta de 15 jogos na temporada.

“A folga é importante pela sequência. Jogávamos Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil também. Tivemos lesões uma atrás da outra, que não aconteciam. Acredito que é pela quantidade de treinamentos e jogos na temporada. Ele e a comissão conversam sobre o que acham melhor. Acho que está dando certo, são 14 jogos sem perder. Não sei o motivo das críticas. Poderiam estar apoiando ou feliz pelo momento, é uma das melhores sequências dos últimos anos (15 jogos invictos). Precisamos de apoio, estamos em terceiro na Libertadores, mata-mata. Estamos fazendo de tudo para honra a camisa do Santos”, afirmou David Braz.

“Na época que teve mais jogos, eu estava lesionado. Meus companheiros jogaram muito. Mal chegavam e viajavam. Bom para descansar bastante. Eu gosto de fazer academia, fazer algo para ficar mais forte, mas vai ser bom para descansar com a família e depois treinar forte”, disse Zeca sobre os três dias de folga nesta semana.

As folgas viraram rotinas após a chegada de Levir Culpi. O treinador concede um ou dois de folgas sempre após os jogos. Os titulares às vezes nem precisar treinar na representação. O descanso é considerado importante na preparação física dos atletas, na avaliação dos profissionais de Levir.

Levir aposta em uma espécie de descanso mental para os atletas. Para ele, os atletas voltam mais motivados para as rodadas seguintes. Além do Corinthians no próximo dia, o Santos tem decisão na Copa Libertadores da América três dias depois, quando encara o Barcelona-QUE, pelo jogo de ida das quartas de final da competição.

“A pressão é muito forte. Viajar quarta e domingo, com equipes que querem vencer, o desgaste emocional é grande. A parada vai servir para respirar, ficar com a família, e depois pensar no Corinthians e Libertadores. Teremos quase 100% do time em condições de jogo. Vai ser muito importante. Ficamos de folga, mas com pensamento voltado para as competições. Eles vão voltar mais fortes. Temos condições de chegar”, disse Levir.

Para o clássico contra o Corinthians, Levir Culpi deve contar com todos os jogadores do elenco pela primeira vez. O meia Vecchio estará 100% recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, enquanto o volante Matheus Jesus, que busca a melhor condição física. Os dois devem ficar como opções no banco de reservas.