Topo

'É uma convocação', diz Zé Ricardo em apresentação ao Vasco

Técnico Zé Ricardo sorridente em sua apresentação no Vasco - Paulo Fernandes / Flickr do Vasco
Técnico Zé Ricardo sorridente em sua apresentação no Vasco Imagem: Paulo Fernandes / Flickr do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/08/2017 12h31

O Vasco apresentou nesta sexta-feira (25) o técnico Zé Ricardo. Ex-Flamengo, o novo comandante do clube de São Januário evitou falar sobre a passagem pela Gávea e tratou a oportunidade como uma convocação para a sequência da breve carreira profissional.

“Somos profissionais e temos que encarar os desafios. Como diria o filósofo grego Sócrates: “A vida é feita de desafios. Se não vivê-los, para que viver?”. É uma satisfação enorme voltar ao Vasco. Muita gente gostaria de estar no meu lugar, eu fui o escolhido. Cheguei no Vasco porque fui escolhido. É uma convocação”, afirmou.

"Encaro com naturalidade a passagem por um rival. Podíamos elencar o número de treinadores que passaram pelo Flamengo, depois no Vasco e vice-versa. Todos grandes técnicos. Espero corresponder, fazer um trabalho para buscar vitórias e subir na classificação. Quando recebi a primeira ligação precisava escutar o que o Vasco tinha para falar. O clube sempre se mostrou disposto a me trazer", completou.

Presidente do clube, Eurico Miranda fez questão de ressaltar que a escolha por Zé Ricardo foi algo pessoal. Bem-humorado, ainda fez uma alusão a um casamento:

"Ele assume como treinador do Vasco e isso é uma escolha pessoal. Claro que o departamento de futebol conversou, mas a escolha é direta da presidência. É a mesma coisa quando se escolhe uma mulher para casar: Não precisa perguntar os motivos, é escolha pessoal". 

Embora tenha se apresentado nesta sexta-feira, Zé Ricardo não estará à beira do campo no clássico com o Fluminense, neste sábado, às 16h, no Maracanã. O time será comandado pelo auxiliar-técnico Valdir Bigode, que treinou a equipe durante a semana. 

O novo treinador inicia os trabalhos efetivamente a partir de segunda-feira (28). 

Nenê

Durante a coletiva, Zé Ricardo foi questionado sobre Nenê e lembrado sobre as polêmicas recentes que teve com o ex-técnico Milton Mendes e com a diretoria, onde cogitou sair do clube. Sempre sereno, o treinador deixou claro que conta com o meia, desde que ele se mostre disposto.

"Vejo como fundamental para nós. É um atleta diferente. Sei o que ele pode render. Se ele estiver disposto e querendo, vai ser fundamental para a gente. É um jogador indispensável na parte técnica e realmente pode fazer a diferença a nosso favor", declarou.

Meta no Brasileiro

Zé Ricardo assume o Vasco num momento delicado da equipe. O time venceu apenas uma partidas das últimas oito e está a apenas dois pontos da zona de rebaixamento. O treinador, porém, demonstrou confiança em galgar posições melhores.

"A meta é fazer 15,16 finais. Assim que temos que encarar todos os jogos. Subir degrau a degrau. Pensar muito no Fluminense, que é uma grande equipe, e depois pensar cada jogo como uma final. Trabalhar uma equipe que sei que tem potencial para ocupar lugares muito melhores do que está atualmente", disse.