Topo

Por que Zé Ricardo virou o favorito para assumir o Vasco

Zé Ricardo, ex-Flamengo, é o favorito para assumir o Vasco - Thiago Ribeiro/AGIF
Zé Ricardo, ex-Flamengo, é o favorito para assumir o Vasco Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bruno Braz e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/08/2017 04h00

O Vasco não precisou de muito tempo para definir o nome do treinador que pretende contratar para o lugar de Milton Mendes. Demitido este mês do rival Flamengo, Zé Ricardo - que tem reunião marcada com a diretoria para esta terça-feira - possui em seu perfil características que o colocaram como unanimidade no clube.

Apesar de ter sido funcionário do Rubro-Negro durante anos, Zé também já trabalhou no Vasco. Foi na década de 1990, no futsal, quando treinou a dupla Felipe e Pedrinho, que posteriormente fariam história no clube.

Além do passado cruzmaltino, outros pontos vistos como positivos no treinador são o seu baixo custo, os conceitos táticos modernos e, principalmente, o fato de ser um agregador de grupo, ponto este que pesou bastante negativamente com Milton Mendes.

No Flamengo, por exemplo, Zé Ricardo era querido pelo elenco e sua saída foi sentida. Já a demissão de Mendes no Vasco, onde teve problemas de relacionamento com jogadores, foi comemorada internamente em São Januário.

Zé Ricardo como técnico de futsal da base do Vasco na década de 1990 - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Zé Ricardo como técnico de futsal da base do Vasco na década de 1990
Imagem: Arquivo Pessoal

Em entrevista à Rádio Tupi, o presidente vascaíno Eurico Miranda deixou claro não ver problema em Zé Ricardo ter sido recentemente treinador do Flamengo.

“Todos têm história. O Zé Ricardo tem história, até aqui no Vasco. Foi treinador do Vasco, trabalhou no Vasco. Treinadores que trabalharam comigo treinaram o Vasco e treinaram o Flamengo. Isso não pesa. Se eu vier tomar a decisão que eu tomar, a responsabilidade é minha. Eu sempre assumi o ônus. No meu entendimento eu vou fazer o que é melhor para o Vasco”, declarou o dirigente.

A ideia de Eurico é ter seu novo treinador comandando a equipe já no clássico deste sábado, contra o Fluminense, no Maracanã.