Topo

Blogueiros: 'Dono' do time, Neymar ainda encontrará dificuldades no Francês

Em apenas dois jogos, Neymar já conquista números de respeito pelo PSG - AFP/Thomas SAMSON - AFP/Thomas SAMSON
Imagem: AFP/Thomas SAMSON

Do UOL, em Santos (SP)

22/08/2017 04h00

Três gols, assistências, chapéu, caneta, lambreta... Tudo isso em apenas dois jogos. Assim foi o início da trajetória de Neymar no Paris Saint-Germain - em jogos contra o Guingamp e Toulouse. A dúvida que fica agora é: 1) Será que ele terá em todo Campeonato Francês a mesma facilidade que encontrou em seus dois primeiros jogos pelo PSG? E 2) O seu brilhante desempenho até aqui está ligado a quê? Confira as opiniões sobre o futuro de Neymar no time francês na visão dos blogueiros do UOL Esporte:

ALEXANDRE PRAETZEL

Será que ele terá em todo Campeonato Francês a mesma facilidade que encontrou em seus dois primeiros jogos pelo PSG? O PSG foi dominante em quatro dos últimos cinco anos, na França. Já era forte no país e agora ficou mais distante dos adversários, com a chegada de Neymar. A diferença técnica é muito grande. O futebol de pegada e marcação dos times franceses, não apareceu contra Neymar, nos jogos diante de Guingamp e Toulouse. Estou curioso para ver diante de Lyon, Mônaco e Olympique de Marselha.

O seu brilhante desempenho até aqui está ligado a quê? Como "dono do time", Neymar parece mais solto e à vontade, mesmo que seja maravilhoso atuar ao lado de Messi. À medida que os resultados aparecem e ele se destaca, sua escolha parece acertada. E isso certamente influi no psicológico do jogador. Vamos ver como ele estará na Champions League, contra os principais adversários do continente.

ANDRÉ ROCHA

Será que ele terá em todo Campeonato Francês a mesma facilidade que encontrou em seus dois primeiros jogos pelo PSG? Provavelmente não. Haverá jogos duros contra equipes no pelotão da frente. Normal sobrar contra Guingamp e Toulouse. Mas para quem se destacava na liga espanhola - a mais técnica e tática do mundo e os torneios continentais dos últimos mostram que nã vive só de Barcelona, Real Madrid e o resto - é natural ser o protagonista num campeonato nacional bem mais fraco. Mas Neymar não foi contratado para vencer o Francês. Sua meta é a Liga dos Campeões.

O seu brilhante desempenho até aqui está ligado a quê? Passa pela motivação natural. Estreia no time, depois a primeira partida em Paris. Mas é óbvio que tem muito do seu talento, da liberdade que já tem na equipe de Unai Emery - no primeiro jogo mais solto e articulador, agora partindo mais do lado esquerdo e ainda mais desequilibrante. O time já tem a sua marca, mesmo que Cavani tenha assumido a cobrança de pênalti sofrida pelo próprio brasileiro. Neymar foi a Paris para ser protagonista e será ao natural.

JUCA KFOURI

Será que ele terá em todo Campeonato Francês a mesma facilidade que encontrou em seus dois primeiros jogos pelo PSG? Não, nem todos os times franceses são tão frágeis como os dois que enfrentou até aqui. Ano passado, por exemplo, o PSG não foi o campeão, e o Monaco certamente vai querer repetir a dose, ainda mais agora.

O seu brilhante desempenho até aqui está ligado a quê? Ele já estava voando nos amistosos do Barcelona. Certamente é reflexo de uma boa pré-temporada. E, de fato, agora ele tem um time para chamar de seu.

MARCEL RIZZO

Será que ele terá em todo Campeonato Francês a mesma facilidade que encontrou em seus dois primeiros jogos pelo PSG? Terão jogos mais difíceis, e Neymar será o cara a ser parado -- no Barcelona ele era mais um a ser parado.

O seu brilhante desempenho até aqui está ligado a quê? Protagonismo. Neymar fez gols tão bonitos no Barça quanto o que fez neste domingo. Deu chapéus, dribles fantásticos, também na Espanha. Mas lá ele era coadjuvante de Messi, que também dava seu show. Na França todos olham só pra Neymar.

Neymar comemora gol pelo PSG em sua estreia contra o Guingamp - Benoit Tessier/Reuters - Benoit Tessier/Reuters
Imagem: Benoit Tessier/Reuters

MAURO BETING

Será que ele terá em todo Campeonato Francês a mesma facilidade que encontrou em seus dois primeiros jogos pelo PSG? Não. O Campeonato Francês tem ótimos jogadores. Mas não grandes equipes. A melhor - Monaco - está bastante debilitada. Será um passeio do PSG. Mais ou menos como o Alemão das últimas rodadas, onde o Bayern ganha a Bundesliga com 34 rodadas de antecedência.

O seu brilhante desempenho até aqui está ligado a quê? Ele tem mais liberdade para jogar e brilhar. Roda mais o ataque. Assume a responsabilidade e pressão. E joga demais. Como começou voando a temporada também pelo Barcelona.

MENON

Será que ele terá em todo Campeonato Francês a mesma facilidade que encontrou em seus dois primeiros jogos pelo PSG? A facilidade vai ser constante, exceção ao Mônaco e a uma ou outra surpresa.

O seu brilhante desempenho até aqui está ligado a quê? Neymar está se aproveitando da fragilidade, é claro, mas não é só isso. Ele está deixando claro que o dono do time é ele, que está pronto para segurar o novo status e, principalmente, muito feliz com isso.

PERRONE

Será que ele terá em todo Campeonato Francês a mesma facilidade que encontrou em seus dois primeiros jogos pelo PSG? Acredito que Neymar vai encontrar essa facilidade na maioria dos jogos pelo Campeonato Francês. Dá pra contar nos dedos de uma mão os times que podem engrossar para o PSG na competição.

O seu brilhante desempenho até aqui está ligado a quê? Vários fatores colaboraram pra esse desempenho. Pela ordem, a qualidade de Neymar, a fragilidade dos adversários e o protagonismo do brasileiro no PSG. É natural que ele seja mais procurado pelos companheiros do que nos tempos de Barcelona.

PVC

Será que ele terá em todo Campeonato Francês a mesma facilidade que encontrou em seus dois primeiros jogos pelo PSG? Em praticamente toda a campanha, Neymar terá mais liberdade e tranquilidade para jogar. Não vai ser assim contra o Monaco, o Bordeaux, o Saint Etienne. De resto, vai poder se preparar com calma até a Copa do Mundo e os playoffs da Champions.

O seu brilhante desempenho até aqui está ligado a quê? Confiança e boa preparação. Ele já jogou muito bem na pré-temporada pelo Barcelona. Está muito em forma.