Diego e Robinho dariam certo de novo? Personagens do Santos de 2002 opinam

Ídolos da torcida santista, Robinho e Diego estão sendo estudados pela diretoria como possíveis reforços para a temporada 2018. Em baixa em seus atuais clubes, o atacante do Atlético-MG e o meia do Flamengo entraram na pauta de contratações do clube da Vila Belmiro, que pode utilizar o dinheiro da venda de Neymar para o PSG (cerca de 50 milhões de reais) para acertar com pelo menos um dos jogadores. Mas será que eles dariam certo em mais uma passagem pelo Santos?
Leão diz que situação financeira pode pesar contra
Técnico do Santos em 2002, quando o time foi campeão brasileiro justamente tendo as duas joias como destaques, Emerson Leão acredita que fazem-se necessárias análises e conversas antes de qualquer coisa, especialmente por questões financeiras. Porém, não hesita em dizer que qualquer treinador gostaria de contar com o futebol de ambos em suas equipes.
“Não são grandes definidores, eles acertam, mas também marcam, agora não tem o mesmo ímpeto, mas a técnica deles está mais aprimorada, é lógico. Só que o Robinho não vai pegar cinco vezes a bola seguida e ir para cima dando pedalada em alta velocidade e nem o Diego vai receber e correr para todo o lado. Eles são agora a cabeça, a inteligência a serviço do corpo, antes era o corpo a serviço da cabeça e da inteligência”, analisa o ex-técnico santista.
Questionado se faria o investimento nos jogadores caso fosse dirigente do Santos, Emerson Leão analisa alguns fatores para justificar se as contratações, hoje, valem ou não a pena.
“Depende, eu não sei como eles vêm jogar, vai vencer o contrato dos dois? Do Robinho, sim, do Diego, não, então o Robinho viria sem custo... Tem que ver os salários deles, a condição financeira dos clubes no Brasil hoje está muito perigosa. Eu não estou nem questionando qualidade, mas condição financeira. Eu acho que são duas contratações não de riscos técnicos, são de riscos financeiros. Agora, é lógico que todo o treinador gostaria de contar com os dois e prepará-los para compensar o custo benefício”, acrescenta.
Paulo Almeida: "fariam um bem danado ao Santos"
Volante e capitão do Santos no título brasileiro de 2002, Paulo Almeida, hoje já aposentado do futebol profissional, aposta que os dois seriam ótimas contratações para 2018 e até brinca que, caso fosse algum dirigente santista, "assinava o contrato deles agora".
“[Se fosse o presidente] Assinava o contrato deles agora [risos], por toda a ligação com a torcida, por tudo o que representa Robinho e Diego no Santos, com certeza fariam um bem danado para a equipe. Não haveria nenhum arrependimento, de forma alguma”, acrescenta Paulo Almeida, que hoje mora em Itarantim (BA) e preside a Liga de futebol da cidade.
Para ex-presidente, dupla deveria estar na Vila
Outro que não pensaria duas vezes em trazer Robinho e Diego de volta é Marcelo Teixeira, presidente do clube na época. Segundo ele, ambos já estariam jogando novamente no time da Baixada Santista caso ele estivesse no comando do clube.
“Eu acho que eles deveriam estar aqui, não deveriam nem estar em outros clubes. A casa deles é a Vila, então acredito que eles mesmos, se talvez hoje não estão rendendo tão bem em outros clubes, aqui com certeza eles vão produzir, vão dar resultados. Se eu fosse o presidente eles já estariam aqui, eu não imaginaria eles defendendo outros clubes, com outras camisas”, diz.
Por fim, Marcelo Teixeira diz ter certeza que tanto Diego como Robinho seriam muito bem aceitos pelo torcedor em caso de investida do clube da Vila Belmiro.
“É lógico, isso é óbvio. Eles são ídolos, são atletas que fizeram história no clube e penso que até o clube pode explorar bastante a questão do marketing de novo com os dois reunidos, com projeto ambicioso de Libertadores do ano que vem. Acho que tem muitos ingredientes aí favoráveis a esse retorno”, completa Marcelo Teixeira, ainda hoje conselheiro do Santos.
Enquanto Diego deixou o Santos em 2004 e nunca mais voltou, Robinho já acumula outras duas passagens pelo clube, também vitoriosas: em 2010, conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil; quatro anos depois, voltou a defender a camisa santista e, em 2015, faturou mais um Estadual. Vale lembrar que Robinho tem contrato com o Atlético-MG até o fim deste ano, enquanto Diego assinou com o Flamengo até julho de 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.