Topo

De volta, zagueiro do Santos lembra gancho e evita falar de pênalti anulado

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

27/07/2017 15h30

O zagueiro Gustavo Henrique fugiu da polêmica envolvendo o pênalti anulado pelo árbitro Leandro Vuaden no duelo contra o Flamengo, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. O defensor, que voltará aos gramados após dez meses sem jogar por conta de uma cirurgia ligamentar no joelho esquerdo, preferiu não se pronunciar sobre o caso, pois já foi punido por criticar arbitragens que supostamente prejudicaram o Santos.

“É complicado falar dessa polêmica. Prefiro nem falar de arbitragem, pois falei ano passado e peguei um gancho, além de ser processado. Estava de fora e fiquei torcendo muito. Fiquei muito orgulhoso do time, assim como toda a torcida ficou”, afirmou Gustavo Henrique.

Gustavo Henrique foi punido ano passado por criticar o árbitro Rodrigo Batista Pereira, que apitou a derrota do Santos para o Internacional por 2 a 1, em Porto Alegre, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o juiz expulsou o meia Lucas Lima por fazer “cera” em uma cobrança de escanteio.

Gustavo Henrique acompanhou dos camarotes a vitória do Santos contra o Flamengo por 4 a 2, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. O jogo foi marcado por falhas do goleiro Muralha e, principalmente, pelo pênalti anulado.

O lance polêmico foi o pênalti marcado por Vuaden aos 40 minutos do primeiro tempo, em disputa entre Réver e Bruno Henrique na área. Após cerca de um minuto, o juiz consultou o quarto árbitro, Flávio Rodrigues de Souza, e reverteu a marcação da penalidade.

O Santos enviou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um pedido de anulação da partida contra o Flamengo (veja o ofício aqui). A equipe alvinegra acusa uma interferência externa de Eric Faria, repórter da TV Globo, sobre a arbitragem de Leandro Vuaden. Em contato com o UOL Esporte, Eric Faria afirmou que não quer se pronunciar sobre o caso.

Gustavo Henrique reforça o Santos contra o Grêmio

Após dez meses, Gustavo Henrique deve ser relacionado para enfrentar o Grêmio neste domingo, às 19h (de Brasília), em Porto Alegre, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador está de recuperado de uma cirurgia ligamentar no joelho esquerdo.

"Na verdade durou dez meses, foi um trabalho muito importante lá dentro. Estou muito feliz de estar retornando e ajudar o Santos. Todos os períodos são difíceis. Sou um cara que gosto muito de me dedicar. Ficar só na academia deixa de saco cheio. A perna pesada não aguenta mais. Todos os momentos foram difíceis. Mas superei e vou me preparar para voltar inteiro”, disse.

Gustavo Henrique ficará como opção no banco de reservas, pois a dupla titular é formada por Lucas Veríssimo e David Braz.

“Primeiramente eu quero voltar bem. Mentalmente estou muito preparado. Estou com muita vontade. Fico feliz pelos meus companheiros estarem bem também. Só vim para agregar e não para causar intriga. Se for para jogar eu vou ajudar, se não eu vou ficar apoiando de fora”, concluiu.