Topo

Inter é denunciado por briga de torcida e pode perder até 10 mandos

Do UOL, em São Paulo

26/07/2017 14h15

O Internacional foi denunciado no STJD por causa da violência de sua torcida, que causou destruição no Beira-Rio após o empate da equipe por 1 a 1 na partida contra o Criciúma, pela Série B do Brasileirão. O clube poderá ter de pagar multa e perder até 10 mandos de campo caso seja condenado.

O árbitro da partida Dyorgines José Padovani de Andrade chegou a fazer um adendo à súmula informando o episódio. 

“Após o encerramento e envio da súmula eletrônica da partida, estando ainda no vestiário da arbitragem, fui informado pelo delegado do jogo, Sr Paulo Ricardo Machado, que, nos arredores do estádio, houve protestos de torcedores do Internacional tais como lançamentos de bombas, brigas entre a mesma torcida (Internacional), depredação em parte do estádio e derrubamento de grades de proteção. O fato foi narrado ao delegado da partida pelo Tenente da Polícia Militar, Sr Pioner”, diz a súmula.

O julgamento acontecerá no dia 28 de julho às 11h. O Internacional foi denunciado no artigo 213 e poderá perder até 10 mandos de campo, além de multa de até R$ 100 mil caso seja condenado.

O Inter é responsabilizado pelos atos de suas torcidas organizadas. Segundo informou a Procuradoria do STJD, "a torcida é responsabilidade do clube, pois este e sua torcida, seja ela organizada ou não, são partes indissociáveis; um não existe sem o outro; um não tem razão de ser sem o outro". 

No jogo do dia 8 de julho, os torcedores ficaram revoltados com a campanha do Inter, que estava fora da zona de classificação para Série A. 

Foi a confusão mais grave de todas já ocorridas no Beira-Rio neste ano. Os torcedores, irritados com o empate diante dos catarinenses, depredaram o estádio, brigaram entre si, arremessaram cadeiras quebradas no campo e até furtaram a loja oficial do clube.