Topo

Inter negocia empréstimo de 'novo Caniggia' para clube argentino

Luque, chamado de novo Caniggia, em primeiro jogo como titular no Inter, em 2015 - Alexandre Lops/Divulgação Inter
Luque, chamado de novo Caniggia, em primeiro jogo como titular no Inter, em 2015 Imagem: Alexandre Lops/Divulgação Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/07/2017 15h02

Chamado de 'novo Caniggia' pela imprensa argentina quando contratado pelo Internacional, o atacante Martín Luque está sendo negociado para novo período de empréstimo. Depois de voltar do Alcorcón, da segunda divisão espanhola, ele está sendo cedido ao San Martín da cidade de San Juan, na Argentina. 

O Verdinegro, como é conhecido, disputa a primeira divisão do país vizinho. Na temporada passada, 2016/2017, terminou a competição em 22º lugar entre os 30 participantes. 

O San Martin começou sua pré-temporada na última segunda-feira. Cinco reforços já foram anunciados pelo clube. O mais conhecido é Prósperi, ex-San Lorenzo. 

Com 24 anos, Luque conseguiu a maior regularidade recente na última temporada. Foi titular do Alcorcón, que escapou da queda para Série C de lá na última rodada ao bater o Oviedo por 1 a 0. Ao todo disputou 31 partidas, sem marcar gols. 

O vínculo na Espanha venceu no fim do mês passado e a cláusula de compra não foi efetivada. Antes, ele havia sido emprestado pelo Inter ao Peñarol, e por lá fez apenas 12 jogos, também sem balançar as redes adversárias. 

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o empresário de Luque, Claudio Curtis, confirmou que há um acerto encaminhado com o futebol argentino. 

Luque chegou ao Inter em 2014 e sua contratação custou 3 milhões de dólares (R$ 9,8 milhões pela cotação atual). A chegada se deu em parceria com o investidor Delcir Sonda, que pagou as primeiras parcelas da aquisição ao Colón, da Argentina. Uma dívida nesta negociação, aliás, foi paga apenas no ano passado.

No Brasil ele jamais conseguiu comprovar o status de 'novo Caniggia', apontado pela imprensa argentina. Sofreu com lesões e disputou só 14 jogos entre 2014 e 2015. Agora, não seria aproveitado pelo time do técnico Guto Ferreira. Seu vínculo com o Colorado vai até julho de 2019.