Topo

Wenger: árbitro de vídeo poderia mudar final decidida por Belletti em 2006

Barcelona foi campeão europeu em 2006 ao vencer o Arsenal na final - Gerry Penny/EFE
Barcelona foi campeão europeu em 2006 ao vencer o Arsenal na final Imagem: Gerry Penny/EFE

Do UOL, em São Paulo

20/06/2017 17h22

O técnico do Arsenal, Arsene Wenger, listou ao site dos clubes os jogos nos quais mais gostaria que o árbitro de vídeo - novidade que está sendo usada na Copa das Confederações - interferisse em lances nos quais ele se sentiu prejudicado. Em primeiro lugar, ficou a final da Liga dos Campeões de 2006, na qual o time inglês perdeu por 2 a 1 para o Barcelona, com o lateral brasileiro Belletti marcando o gol decisivo.

A jogada da qual Wenger reclamou, porém, não foi o gol de Belletti, mas o primeiro gol do Barça, marcado por Samuel Eto'o. O camaronês recebeu um passe de Henrik Larsson em posição duvidosa para empatar o jogo aos 31 minutos do segundo tempo.

"Eu escolheria o gol de empate do Barcelona na final da Liga dos Campeões de 2006, porque estava impedido, e nós estávamos vencendor por 1 a 0 com poucos minutos faltando. Esse é o troféu do qual eu sinto falta aqui, então para mim esse é o lance mais importante", disse o treinador francês.

Em segundo lugar, ele escolheu outra partida contra o Barcelona: o jogo de volta das oitavas de final da Champions de 2011, quando o Arsenal foi eliminado com uma derrota por 3 a 1, após ter vencido a ida por 2 a 1 em Londres. O atacante Robin van Persie foi expulso aos 11 minutos do segundo tempo.

"Naquele momento, estávamos nos classificando contra um time muito forte, e foi uma decisão difícil de aceitar. Basicamente, matou nossas chances", lembrou Wenger. O Barcelona seria campeão daquela edição.

A terceira jogada lembrada pelo técnico aconteceu na última Liga dos Campeões: a expulsão do zagueiro Koscielny contra o Bayern de Munique, também nas oitavas de final. O Arsenal perdeu os dois jogos por 5 a 1.

"Koscielny foi expulso por cometer um pênalti em cima de Lewandowski, que estava impedido. São esses os lances de que me lembro agora, mas devo ter esquecido muitos outros", disse Wenger.