Sexto técnico em 10 meses. Inter mantém 'dança das cadeiras' na Série B
A demissão de Antonio Carlos Zago mantém uma rotina no estádio Beira-Rio. Nos últimos 10 meses, o Internacional trocou seis vezes de treinador. Em um misto de causa e consequência, o clube gaúcho acabou rebaixado e atualmente ocupa o décimo lugar na Série B. Guto Ferreira, atualmente no Bahia, é o nome da vez para assumir o cargo.
E não há recorte que ajude. Se o lapso temporal for aumentado, a prática da ‘dança das cadeiras’ se confirma. Nos últimos 10 anos, o Inter contratou 19 treinadores.
De 2007 até agora, apenas Abel Braga conseguiu ficar no cargo entre janeiro e dezembro. Foi na temporada de 2014, quando o Inter terminou o Brasileirão em terceiro lugar.
Zago caiu após cinco meses. No período, comandou o time em 30 jogos e teve 57,7% de aproveitamento. A despeito dos números, o treinador foi sacado pelo desempenho ruim. O empate com o ABC, em casa, e a derrota para o Paysandu em Belém foram a gota d’água.
As estatísticas foram afetadas pela campanha do rebaixamento. Na reta final de 2016, o Inter sacou Celso Roth e tentou um milagre sob as ordens de Lisca. Não conseguiu. Roth ficou três meses e o sucessor dele menos de 30 dias. Antes, Paulo Roberto Falcão dirigiu o time em cinco partidas. Argel Fucks foi o mais longevo: 11 meses. De agosto de 2015 a julho de 2016.
O ano de 2015 começou com Diego Aguirre, uma aposta estrangeira após a chapa vencedora de eleição presidencial perder Tite em disputa com o Corinthians. O plano de buscar o atual treinador da seleção brasileira fez Abel Braga desistir de ficar.
A ideia do Internacional é anunciar um novo treinador nesta segunda-feira. Guto Ferreira foi sondado e o clube gaúcho descobriu que seu vínculo tem multa rescisória. Agora, os dirigentes devem buscar acordo com o Bahia ou passar para próxima opção na lista.
Enquanto não anuncia novo treinador, o Inter pediu e conseguiu aval da CBF para o retorno de Odair Hellmann. O auxiliar técnico do Colorado estava na França, para disputa do Torneio de Toulon, e desembarca em Porto Alegre nesta segunda-feira. Ele pode ser técnico interino diante do Palmeiras, na quarta-feira, pela Copa do Brasil.
Todos os técnicos do Internacional nos últimos 10 anos
2007: Abel Braga, Alexandre Gallo e Abel Braga
2008: Abel Braga, Tite
2009: Tite, Mário Sérgio
2010: Jorge Fossati, Celso Roth
2011: Celso Roth, Paulo Roberto Falcão e Dorival Júnior
2012: Dorival Júnior, Fernandão e Osmar Loss (interino)
2013: Dunga, Clemer (interino)
2014: Abel Braga
2015: Diego Aguirre, Argel Fucks
2016: Argel Fucks, Paulo Roberto Falcão, Celso Roth e Lisca
2017: Antonio Carlos Zago
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.