Topo

Em jogo do Argentino, rival usa punição à Chapecoense para provocar Lanús

28.mai.2017 - Torcedores do Banfield usam Chapecoense para provocar o Lanús em jogo do Campeonato Argentino - Reprodução
28.mai.2017 - Torcedores do Banfield usam Chapecoense para provocar o Lanús em jogo do Campeonato Argentino Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/05/2017 18h49

Classificação e Jogos

Uma bandeira estendida por torcedores do Banfield em jogo válido pelo Campeonato Argentino provocou polêmica no último sábado (27). Em partida contra o Lanús, os adeptos lembraram da punição recebida pela Chapecoense, que perdeu três pontos por ter escalado o zagueiro Luiz Otávio em partida da Copa Libertadores deste ano.

“Eu vi você pedir os pontos na tragédia”, dizia a faixa dos torcedores do Banfield. “Sempre junto com o povo da Chapecoense”, completou outro cartaz.

A Chapecoense foi punida pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) por ter escalado o zagueiro Luiz Otávio no dia 17 de maio, quando bateu o Lanús por 2 a 1 na Argentina – o gol foi marcado justamente pelo defensor, mas a entidade que comanda o futebol no continente alegou que ele deveria ter cumprido suspensão nessa partida.

Como punição, a Conmebol considerou que o Lanús venceu o jogo por 3 a 0. Essa decisão deu ao time argentino o primeiro lugar do Grupo 7 da Copa Libertadores e eliminou a Chapecoense, que ficou com sete pontos. O time brasileiro ainda pretende recorrer.

Além desse episódio, a faixa dos torcedores do Banfield faz alusão a um episódio de 2016, quando o avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín caiu. Foi a maior tragédia aérea do esporte brasileiro.