Topo

Em jogo "sem torcida", Flu empata com o Brasil e avança na Primeira Liga

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/04/2017 21h32

Pouquíssimas pessoas testemunharam o 1 a 1 entre Fluminense e Brasil de Pelotas, nesta quarta, no Estádio de Los Larios, em Xerém. Mas os que se dispuseram a enfrentar a chuva e o desinteresse pelo jogo viram um time cheio de garotos mostrar um bom futebol e avançar na Primeira Liga. O adversário nas quartas sai de um sorteio. As possibilidades são Internacional, Flamengo, Cruzeiro e Londrina.

Às vésperas da final do Carioca, o técnico Abel lançou jovens que não têm recebido tantas oportunidades no time principal, e o time se comportou bem. Autor do gol de empate do Flu, Danielzinho foi uma grata surpresa.

Agora, o Tricolor volta 100% de suas atenções para o Campeonato Carioca. No domingo, o Flu encara o adversário Flamengo no primeiro jogo da finalíssima, às 16h, no Maracanã.

INJUSTO

O Fluminense mesclado que Abel Braga mandou a campo manteve semelhança com a equipe principal que tem demonstrado bom futebol. Ainda que tenha havido um evidente e normal desentrosamento, o time manteve o jogo baseado na velocidade e nas jogadas de lado de campo.

O time dominou inteiramente o Brasil, criou algumas boas oportunidades, levou perigo para Eduardo Martini, mas foi castigado. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Juninho, que mandou para o fundo do gol.

RETOMADA

Logo de cara, Abel Braga mandou a campo o time com uma mexida para o segundo tempo. O treinador lançou Maranhão no lugar de Lucas Fernandes. E se deu bem.

Logo aos 4 minutos, Maranhão achou Danielzinho, que cabeceou para vencer Martini. O panorama do jogo permaneceu inalterado, com o Fluminense tomando a iniciativa do jogo o tempo todo, que criou algumas boas chances.

Para sorte do Flu, o auxiliar Gianlucca Vasconcellos anulou acertadamente um gol de Rodrigo Silva, que poderia selar a queda dos cariocas na competição. Com ambos entraram em campo com campanhas iguais, os donos da casa levaram vantagem no critério cartões vermelhos, já que os gaúchos tiveram uma expulsão na Liga.

Em busca da vaga, o Brasil fez uma blitz no Flu na parte final do jogo, mas os tricolores se defenderam bem até o apito final do árbitro.

DESTAQUES

Crias de Xerém, Marquinhos Calazans e Danielzinho tiveram boa participação na partida em Los Larios. Pela esquerda, Calazans criou boas chances e levou perigo. O meia também chamou o jogo e foi efetivo na partida. Com bons passes, o jogador deu bom ritmo ao Fluminense.

ESTREIA

Adversário desta quarta-feira, o Brasil nunca tinha sido rival do Fluminense em partidas oficiais. Até este duelo, os clubes só tinham se enfrentado em amistosos, com dois vitórias do Tricolor e um triunfo dos gaúchos.

SONHO

Com o resultado, o Flu manteve aceso o sonho de ser bicampeão da Primeira Liga, competição que ajudou a idealizar e colocar de pé. O Tricolor é o atual e (único) campeão do torneio.

SEGREDOS

De olho no clássico diante do Flamengo, o Fluminense vai se fechar nos dias que restam. Literalmente. Exceção feita ao treino de sexta-feira, quando o técnico Abel Braga falará com a imprensa depois da atividade, nenhum outro profissional terá contato com a imprensa no CT.

FLUMINENSE X BRASIL

Data: 27 de abril de 2017
Local: Los Larios (Xerém), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Gabriel Murta Barbosa Maciel (MG
Auxiliares: Marcio Eustáquio Souza Santiago (MG) e Gianlucca Perrone Vasconcellos (SC)
Cartões amarelos:  Bruno Lopes, Teco, Leandro Leite (BRA); Renato, Nogueira, Marquinho, Luiz Fernando, Maranhão (FLU)
Cartão vermelho: 

Gols: Juninho, aos 20 minutos do primeiro tempo, Danielzinho, aos 4 minutos da etapa final (FLU)

Fluminense: Diego Cavalieri, Renato, Reginaldo, Nogueira e Marquinhos Calazans; Luiz Fernando, Marquinho, Danielzinho (Pierre); Marcos Jr. (Matheus Alessandro), Henrique Dourado e Lucas Fernandes (Maranhão). Técnico: Abel Braga

Brasil: Eduardo Martini; Éder Sciola, Evaldo, Teco e Marlon (Itaqui); Leandro Leite, João Afonso, Nem, Juninho (Marcinho) e Bruno Lopes (Aloisio); Rodrigo Silva. Técnico: Rogério Zimmermann