Topo

Sobreviventes da tragédia da Chapecoense treinam juntos pela 1ª vez

Neto participa de treino da Chapecoense - Divulgação/Flickr/Chapecoense
Neto participa de treino da Chapecoense Imagem: Divulgação/Flickr/Chapecoense

Daniel Fasolin

Colaboração para o UOL, em Chapecó (SC)

23/04/2017 15h47

Sobreviventes do trágico acidente aéreo na Colômbia em novembro do ano passado, o zagueiro Neto e o lateral direito Alan Ruschel treinaram juntos pela primeira vez. Eles participaram de uma atividade na última sexta-feira no CT da Água Amarela da Chapecoense.

A dupla participou de uma atividade tática e a sessão serviu como estímulo também para o elenco, que enfrentará uma série de jogos decisivos pelo Campeonato Catarinense e pela Copa Libertadores.

Alan Ruschel pode ser liberado pelos médicos nos próximos dias, mas Neto ainda está na fase de transição para reestabelecer o condicionamento físico. "O Neto ainda está em fase de transição. Não pode ter muito contato físico, mas logo ele sairá. Estamos avaliando ele diariamente, ele ganhou muita massa nesses últimos dias e já faz exercícios com bola", comentou o diretor médico da Chapecoense, Carlos Mendonça.

Se o zagueiro ainda precisará de mais tempo, Alan Ruschel já treina normalmente, sem muitas preocupações com divididas e jogadas mais fortes. "O Alan está quase pronto, ainda pedimos ao atletas para que evitem choques mais fortes, mas aos poucos isso vai diminuindo. Ele ainda tem alguns dias para concluir a cicatrização da lesão na coluna, mas ele já está pronto e vem treinando com muita intensidade", disse Mendonça.

Já o goleiro Jakson Follmann recebeu uma notícia muito boa esta semana. O ex-goleiro da Chape, que teve uma parte da perna amputada após o acidente, recebeu sua prótese definitiva, que veio da Islândia.

A nova tecnologia utilizada na prótese, permite mobilidade no pé, como se Follmann tivesse um tornozelo mecânico flexível. Nesta semana ele fez testes em Campinas (SP) e já está utilizando a prótese para uma adaptação mais rápida. Nas redes sociais, Follmann já mostrou o nosso dispositivo e diz não se sentir um ex-atleta, pois ainda tem esperança de poder jogar vôlei e também quem sabe até um futebol.