Topo

Coritiba vê pressão da FPF e pede arbitragem de fora no Paranaense

Árbitros impediram a realização do Atletiba no dia 19 de fevereiro - Cleber Yamaguchi/AGIF
Árbitros impediram a realização do Atletiba no dia 19 de fevereiro Imagem: Cleber Yamaguchi/AGIF

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/04/2017 20h58

O Coritiba encaminhou um oficio para a Federação Paranaense de Futebol (FPF) nesta terça-feira (18) solicitando árbitros de fora do Paraná para o jogo de volta contra o Cianorte, no próximo domingo (23) às 16h no Couto Pereira e também para uma eventual final, caso vença por dois ou mais gols ou por um gol de diferença e supere o adversário nas cobranças de pênaltis – na ida, o Cianorte venceu por 1 a 0.

De acordo com Ernesto Pedroso, ex-diretor de futebol e braço-direito do presidente Rogério Bacellar, o pedido é por um receio de que o Coxa seja prejudicado nas partidas por conta de sua cisão política com a Federação. “O presidente e o departamento técnico solicitaram arbitragem de outro estado contra o Cianorte, provavelmente se formos a final seria de bom alvitre também”, disse em entrevista à Rádio Transamérica, explicando em seguida: “Acho que é uma pressão que os árbitros estão sofrendo do presidente da FPF (Hélio Cury), eu acho que eles não têm condições psicológicas de fazer uma arbitragem tranquila com uma qualidade técnica. Não é bom para o Coritiba, que também não se sente confortável numa situação arbitraria destas. Temos que tentar o melhor para nós.”

Os dirigentes da dupla Atletiba estão publicamente rompidos com a FPF desde as últimas eleições, em 2015, quando manifestaram apoio ao candidato de oposição Ricardo Gomyde, inclusive com aporte financeiro na campanha. No Estadual deste ano, o conjunto de arbitragem indicado pela FPF para o Atletiba do turno de classificação impediu a realização do jogo, que acabou sendo disputado posteriormente. A FPF negou influência na decisão dos árbitros e acabou inocentada – bem como todos os envolvidos no processo – em julgamento no TJD-PR