Topo

Explosão atinge ônibus do Dortmund, fere zagueiro Bartra e jogo é adiado

Do UOL, em São Paulo

11/04/2017 14h56Atualizada em 11/04/2017 19h15

Uma explosão atingiu o ônibus do Borussia Dortmund, na tarde desta terça-feira (11), feriu o zagueiro Bartra, do time alemão, e a partida do clube pela Liga dos Campeões, em Dortmund, contra o Monaco, foi adiada. Originalmente programado para as 15h45 desta terça, o jogo foi remarcado para as 13h45 de quarta-feira (12).

O jogador foi atingido por estilhaços dos vidros do ônibus do clube, que acabaram quebrando após o incidente, e teve de passar por uma cirurgia. A polícia da cidade alemã confirmou ao UOL Esporte que três explosões ocorreram perto da saída do hotel L'Arrivée, em que o elenco estava hospedado, e uma delas quebrou janelas do ônibus. O hotel fica localizado a 10 km do estádio Signal Iduna Park, que receberia o embate contra os franceses do Monaco.

ônibus - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Depois do incidente, a polícia afirmou que já investigava o incidente. "Não há suspeitos e nem se sabe de onde partiram as explosões", disse a assessoria de imprensa do setor. Questionado sobre a possibilidade de atentado, a polícia evitou especulações: "Muito cedo para afirmar qualquer coisa".

Logo após as explosões, as autoridades acionaram um "forte efetivo" ao local da ocorrência, com os jogadores sendo escoltados por policiais. Ao mesmo tempo, uma equipe de gestão de crise foi enviada ao estádio para "garantir a paz", segundo informou o time alemão, através das redes sociais. No Signal Iduna Park, os torcedores foram informados da situação pelo sistema de som, que também pedia calma na saída do estádio, enquanto o time do Monaco foi avisado nos vestiários sobre o adiamento da partida, como explicou o lateral brasileiro Fabiano.

No fim da noite alemã, a polícia alemã revelou em entrevista coletiva  que encontrou carta próxima ao local do ocorrido e diz que não descarta nenhuma possibilidade - o que envolve também, claro, um atentado terrorista. Não houve detalhes sobre a carta para não atrapalhar as investigações.

Os fãs do Monaco prestaram solidariedade e passaram a gritar "Dortmund" nas arquibancadas, enquanto os alemães aplaudiam o ato. Veja abaixo o registro.

 

Em troca, a torcida do time alemão mobilizou campanha nas redes sociais para que os torcedores do Monaco sejam acolhidos nas casas dos fãs do Dortmund, enquanto aguardam o jogo marcado para esta quarta-feira.

Pouco mais de uma hora depois, o estádio já estava sem torcedores e o Monaco optou por treinar no local. Abalado, o elenco do Dortmund sequer foi ao estádio. O CEO da equipe, Hans-Joachim Watzke, informou que os jogadores ficaram chocados e explicou sobre a situação de Bartra. "Três dispositivos explosivos escondidos foram detonados. Por isso, o ônibus foi danificado. Marc Bartra foi ferido na mão e nos braços. Ele foi tratado por médicos e levado a um hospital. As lesões não são críticas. A equipe está, compreensivelmente, totalmente chocada. Nossa tarefa agora é lidar com isso".

Nas redes sociais, o Dortmund explicou que Bartra não corre risco de morte e que foi o único ferido devido às explosões. "Recuperação rápida e completa, Marc!", comunicou o clube. 

De acordo com informação da rádio espanhola Cadena Ser, que conversou com a mulher do jogador, a jornalista Melissa Jiménez, Bartra tem cortes no rosto e nos braços. O zagueiro espanhol foi revelado pelo Barcelona, e o clube catalão lhe desejou todo apoio via redes sociais. "Todo suporte a Marc Bartra, ao Borussia Dortmund e aos seus torcedores", postou a conta oficial da equipe.

Primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy também foi rápido ao usar o Twitter para fazer votos de melhoras a Bartra. "Seguindo as notícias que nos chegam de Dortmund e a evolução da saúde de Bartra, a quem desejo pronta recuperação".

Com a partida adiada, o Dortmund informou que os ingressos já comprados poderão ser utilizados amanhã. A equipe evitou falar sobre reforço no esquema de segurança para o dia, que ainda terá outra partida marcada na Alemanha da Liga dos Campeões: Bayern x Real, que será às 15h45 (de Brasília) na Allianz Arena.