Topo

'Mão aberta', turco do Barça paga até contas de moradores de cidade natal

Turan é conhecido por sua "mão aberta" com os amigos - David Ramos/Getty Images
Turan é conhecido por sua 'mão aberta' com os amigos Imagem: David Ramos/Getty Images

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona (Espanha)

03/04/2017 04h00

Reserva do Barcelona, Arda Turan é dono de uma conta bancária recheada, vive em uma mansão e adora viajar a lugares badalados durante folgas. A riqueza do turco, no entanto, também é compartilhada com amigos e vizinhos do bairro pobre onde nasceu. A idolatria no país natal também é facilmente explicada por gestos solidários.

Turan cresceu no bairro de Bayrampasa, em Istambul, na Turquia. Na região de 270 mil habitantes, o jogador tem projetos sociais voltados para crianças e ainda paga contas de água e luz dos moradores mais carentes. As ações foram iniciadas em 2011, quando deixou o Galatasaray rumo ao Atlético de Madri.

"O êxito é mais importante que o dinheiro. Hoje o ganhar dinheiro só me deixa boa sensação se for bem aplicado", destacou Arda Turan na apresentação ao Barcelona, em 2015.

Turan ganhou fama de "mão aberta" em Barcelona por conta dos vários amigos que convida para visita-lo. Tudo custeado pelo jogador. O ato já era destaque em Madri e fez com que os amigos de Turan, sempre presentes em jogos, fossem batizados de "turma do Kebab" - em alusão à comida turca bastante comercializada na Espanha. 

O meia é idolatrado na Turquia, tendo a vida social ao lado da namorada, a modelo Aslihan Dogan, também bastante explorada. No país, o jogador é uma espécie de David Beckham, com anúncios ao lado de Paris Hilton e Beyoncé, participações em filme de comédia e presença no reality show "The Voice".

Em Barcelona, Turan vive em mansão indicada por Piqué. São sete quartos, uma gigantesca piscina e até sala de cinema. Fotos e vídeos desfrutando a vida no estabelecimento avaliado em 15 milhões de euros (cerca de R$ 60 milhões) são constantemente postados pela namorada e amigos.

No Barcelona, o receio era com a adaptação de um jogador de temperamento explosivo em campo, com histórico de brigas com árbitros. Com Neymar, o turco trocou xingamentos em derrota do Atlético de Madri por 3 a 2 para o Barcelona, pela Copa do Rei de 2015.

"Ele está sempre sorrindo, de bom humor. Foi um grande amigo que ganhei no Barcelona e que todos gostam. É impossível ver um defeito nele", comentou Neymar após o primeiro ano de convívio com o turco.

Em campo, a presença de Arda Turan cresceu nesta temporada justamente quando substituiu Neymar, É pelo lado esquerdo do ataque que o jogador mostra melhor rendimento. Em nove jogos que atuou na vaga do brasileiro, foram três gols marcados.

"Me custou a encontrar um setor para ele em campo, admito. Mas a versatilidade dele permitiu vários testes. Agora entendo que se sente mais cômodo jogando pela esquerda", destacou o treinador do Barcelona, Luis Enrique.