Topo

Autor de busto alvo de piadas, escultor diz que obra teve elogio de CR7

REUTERS/Rafael Marchante
Imagem: REUTERS/Rafael Marchante

Do UOL, em São Paulo

30/03/2017 15h47

O busto de Cristiano Ronaldo, inaugurado no aeroporto da Ilha da Madeira na quarta-feira (29), gerou grande repercussão e críticas por não retratar de maneira fiel o rosto do português Diversas piadas e memes foram criados brincando com a obra do artista português Emanuel Santos. Autodidata e dedicado exclusivamente ao trabalho de escultor há apenas dois anos, Emanuel disse à Rádio Renascença ter recebido a aprovação do craque português.

“O Cristiano viu as fotos que o irmão lhe mandou. Estive com o irmão no museu do Cristiano e, pelas mensagens do Ronaldo, percebi que ele gostou do que viu”, contou o artista. “Só mandou alterar umas rugas, que dão uma certa expressão no rosto quando ele está a rir. Disse que estava um bocadinho saliente, que o fazia mais velho.”

Emanuel só teve contato com Cristiano Ronaldo no dia da inauguração da obra. No papo com o craque, recebeu a confirmação de que o resultado agradou ao jogador.

"Falei na sala VIP, onde houve um pequeno convívio, e ele gostou. Perguntei o que é que ele achou do trabalho e ele disse que gostou", afirmou.

Responsável pela elaboração e confecção do busto, o artista português Emanuel Santos disse que entende a existência das críticas e, embora não tenha visto elas ainda nas redes sociais, se defendeu.

“Ainda não tive tempo para me sentar e ver o que se diz. A verdade é que em qualquer trabalho há críticas, sabe-se disso. Não conseguimos agradar a gregos e a troianos. Uma escultura é uma escultura e uma fotocópia é uma fotocópia. As coisas são como são, mas é preciso saber gerir as críticas”, esclareceu.

Emanuel explicou que fazer esta escultura foi um desafio, em especial por ter que fazê-la com base em fotos, não pessoalmente. O artista também afirmou que ele mesmo sugeriu a execução do busto. Com um modelo em gesso, ele convenceu a direção do aeroporto da Ilha da Madeira e ganhou a aprovação para realizar o trabalho, que teve repercussão mundial – para bem ou mal.