Topo

Seleção se incomoda com repórter e deixa imprensa fora de treinos

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

26/03/2017 22h44Atualizada em 27/03/2017 10h01

Tite fechou o treino para a presença da imprensa pela primeira vez no Brasil. O ato deste domingo (26) foi uma decisão da comissão técnica da seleção brasileira que ficou incomodada com uma análise do jornalista Gustavo Hofmann, que tem blog na ESPN. A notícia foi divulgada pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo UOL Esporte.

Nesta segunda-feira, o treino deve ser novamente fechado para a presença da imprensa, com direito a apenas 15 minutos para que os jornalistas observem apenas o aquecimento.

O texto faz um raio-x do treino tático de Tite e mostra situações de bola parada em uma prancheta virtual antes do jogo contra o Uruguai. Para Tite e seus auxiliares, houve uma quebra  de confiança porque, segundo eles, o registro foi feito quando os jornalistas podem assistir aos trabalhos desde que não haja registro, especialmente de cinegrafistas e fotógrafos.

Na cabeça deles, a ideia é permitir que a imprensa veja o trabalho, mas que as informações não cheguem ao adversário antes de a bola rolar.

Hofmann, por sua vez, colocou em seu blog que fez o trabalho de jornalista e que entende a decisão de Tite. Segundo ele, não há certo ou errado nesta questão. Há jornalistas que dizem não ter ouvido o pedido para que as câmeras fossem viradas e afirmaram, inclusive, que diversos torcedores acompanhavam tudo de perto.

Tite já havia fechado os treinos apenas nos trabalhos realizados fora do país, especialmente no seu início de trabalho, na preparação para enfrentar o Equador. No Brasil, no entanto, foi a primeira vez que isso aconteceu. 

Neste domingo, Marquinhos foi questionado sobre o treino fechado e respondeu que a prática pode dar mais privacidade aos jogadores.

Sem os trabalhos filmados, o Brasil entra em campo na terça-feira, para casa cheia na Arena Corinthians, para enfrentar o Paraguai. Há a chance de a equipe confirmar a vaga no Mundial de forma matemática caso vença e veja seus rivais diretos perdendo.