Topo

Dirigente diz que casos de corrupção na China aconteceram "no passado"

Reprodução/Sportv
Imagem: Reprodução/Sportv

Do UOL, em São Paulo

24/03/2017 13h20

O vice-presidente da Federação Chinesa de Futebol, Lin Xiaohua, falou sobre casos de corrupção que rondam o Campeonato Chinês. Em entrevista ao “Sportv”, o dirigente admitiu que houve fatos desse tipo em 2009 e 2010, mas fez questão de ressaltar o trabalho da entidade em combater essas práticas.

“No passado, tivemos alguns casos em 2009 e 2010. Nós fizemos uma campanha contra a corrupção nos estádios de futebol. E, ao mesmo tempo, nós tentamos educar as pessoas envolvidas, jogadores, técnicos, árbitros, dirigentes de clubes para serem honestos e mostrarem fair play e integridade. Isso vêm sendo feito há alguns anos”, afirmou.

No Brasil, as acusações sobre manipulação de resultados na China ganharam voz em Vanderlei Luxemburgo. Demitido do Tianjin Quanjin em junho do último ano, o treinador afirmou que a segunda divisão do Campeonato Chinês estava definida "para entregar o jogo", com a conivência dos dirigentes.

"A conversa lá é paralela. Estou dizendo o que o meu presidente (Shu Yuhui) falou para mim. No segundo turno, nós tínhamos que avançar porque 'os jogos estão todos prontos’”, afirmou à época.