Topo

Tite não fala em vaga garantida, mas admite: "Foi mais que eu pensava"

Danilo Lavieri

Do UOL, em Montevidéu (Uruguai)

23/03/2017 23h01

Tite não quis comemorar a vaga na Copa do Mundo de 2018 após a vitória por 4 a 1 em cima do Uruguai em pleno Estádio Centenário. Embora o Brasil tenha ultrapassado a marca de 28 pontos projetada pelo técnico como meta para classificação, o treinador disse que não fará contas e jurou que nem sabe os resultados do restante da rodada das Eliminatórias.

Segundo ele, o mais importante é valorizar o desempenho da equipe e a manutenção de um padrão de jogo mesmo com todas as dificuldades apresentadas.

“Foi mais do que eu imaginava. É o meu oitavo jogo e eu não tenho a real dimensão de quanto a equipe pode absorver. Eu fiquei feliz pelo desempenho dos 90 minutos, pela capacidade de absorver um gol e sair atrás e continuar jogando em cima deles, na pressão. Mesmo sabendo que o contra-ataque era mortal, a equipe foi para cima, decidiu, construiu e não se importou com a pressão do estádio, a atmosfera, os atletas pendurados”, afirmou.

“Eu não vou fazer contas, não fiz contas. E até falei para o Vini (assessor de imprensa) que eu nem queria saber os resultados da rodada. Eu não quero ficar condicionado com isso para dar entrevista para vocês”, completou.

O comandante ainda admitiu que ter vencido o Uruguai dentro de sua casa é algo histórico, mas voltou a minimizar o placar.

Segundo ele, os atletas começam a entender a sua constante cobrança por algo que vá além de tomar ou fazer gols. O treinador quer a inteligência tática para seus comandados.

"Não sei o que vai acontecer lá na frente, mas posso dizer que o nível de consciência dos jogadores está excelente. Eles estão felizes pelo desempenho e ninguém saiu falando do resultado. O time foi vertical inteiro, não teve firula, não teve olhar para o lado na hora de tocar a bola. Agora, falta consolidar esses conceitos, falta sedimentar tudo isso", finalizou.