Topo

5 pontos que Renan Ribeiro precisa fugir para se manter no gol de Ceni

Renan Ribeiro durante partida do São Paulo contra o Ituano - Robson Ventura/Folhapress
Renan Ribeiro durante partida do São Paulo contra o Ituano Imagem: Robson Ventura/Folhapress

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

21/03/2017 04h00

Em casa, Renan Ribeiro deve ter mais uma chance de mostrar serviço no São Paulo. Nascido em Ribeirão Preto, o goleiro deve ser o escolhido por Rogério Ceni para ficar no gol contra o Botafogo, nesta quarta-feira (22).

Logo em sua primeira oportunidade como titular nesta temporada, no sábado (18), empate por 1 a 1, o arqueiro teve boa participação. No entanto, isso não garante que ele seja mantido entre os 11. Para permanecer no time de Ceni, Renan Ribeiro precisa fugir de algumas armadilhas que prejudicaram Denis e Sidão.

Bola parada

As falhas do São Paulo em bolas paradas são recorrentes. O treinador chegou até a ironizar após o empate por 1 a 1, quando o Tricolor levou um gol de escanteio, e disse que não treinaria mais esse tipo de jogada para evitar que os erros se repetissem. Tanto Denis quanto Sidão levaram gols desta maneira.

Saída de bola com os pés

Rogério Ceni sempre foi conhecido por sua habilidade com a bola nos pés. O treinador espera que o arqueiro da equipe saiba utilizar os pés, para muitas vezes atuar como uma espécie de líbero e acelerar a ligação entre o ataque e a defesa.

Manter o foco após se destacar 

Sidão foi o grande nome do São Paulo na Florida Cup, depois de defender quatro pênaltis. Denis fez boa apresentação contra o Moto Club, pela Copa do Brasil, e ajudou o São Paulo a conseguir a classificação. No entanto, eles tiveram dificuldade para manter o bom rendimento na sequência. Renan Ribeiro precisa trabalhar para manter a boa performance ao longo da temporada.

Liderança para arrumar a zaga

Como jogador, Rogério Ceni sempre se destacou também por ser um líder dentro de campo. Não por acaso, ele foi o capitão do time entre 1997 e 2015. Ainda como atleta, ele tinha boa visão do jogo e sabia como orientar os companheiros. Desde que assumiu o time, ele ressalta a importância de os jogadores conversarem dentro de campo. Por isso, não é de se estranhar que Rogério Ceni espere que o goleiro titular do São Paulo tenha essa liderança e ajude a corrigir as falhas do sistema defensivo.

Entrevistas e mídia

Como em qualquer clube, o São Paulo de Ceni não quer ver os seus jogadores envolvidos em polêmicas. A ideia é que Renan Ribeiro mostre confiança em seu potencial, sem desmerecer os seus companheiros de posição nas entrevistas. No ano passado, o goleiro também recebeu algumas críticas por aparecer demais na mídia com trabalhos como modelo e aparições em programas de televisão.