Topo

Fifa bane juiz envolvido em manipulação de jogo nas eliminatórias da Copa

Do UOL, em São Paulo

20/03/2017 11h08

A Fifa baniu para sempre o árbitro Joseph Odartei Lamptey de qualquer atividade relacionada a futebol profissional. O juiz ganês foi considerado culpado na investigação sobre manipulação de resultado em jogo das eliminatórias da África para a Copa de 2018.

A partida envolveu África do Sul 2 x 1 Senegal, em novembro de 2016. Lamptey violou o artigo 69 do Código Disciplinar da Fifa (influência ilegal nos resultados do jogo).

Lamptey foi investigado após ser duramente criticado na partida vencida pela África do Sul contra Senegal.

Ele anotou um pênalti em favor dos sul-africanos, que acabou sendo convertido. Outro gol da África do Sul também gerou protestos dos senegaleses.

Em comunicado oficial, a Fifa informou que será “tolerância zero” com qualquer profissional do futebol que participar de esquema de manipulação de jogos. A entidade acrescentou que realiza monitoramentos para detecção de eventuais casos de combinação de resultados.

O erro

Lamptey marcou um pênalti para os sul-africanos após a bola bater nas pernas do defensor senegalês. A FIFA o considerou culpado de violar o artigo 69. parágrafo 1 de suas regras - influência ilegal no resultado do jogo, que foi vencido pela África do Sul por 2 a 1.
 
Com isso, o juiz fica proibido de seguir apitando. Além dele, o auxiliar David Lionheart Nii Lartey Laryea, que trabalhou no jogo, acabou inocentado da mesma acusação.