Topo

Brasileiros pelo mundo: Casemiro decide e Dani Alves exagera na simulação

Casemiro deu belo passe e ainda marcou o gol da vitória do Real Madrid no sábado - AFP
Casemiro deu belo passe e ainda marcou o gol da vitória do Real Madrid no sábado Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

20/03/2017 04h00

Às vésperas de se reunirem a Tite para os jogos das Eliminatórias, os selecionáveis brasileiros fizeram bonito na Europa, em geral. Casemiro puxou a fila com uma atuação de gala na vitória do Real Madrid, assim como Willian e Firmino, que também brilharam. A exceção foi Daniel Alves, que embora tenha vencido com a Juventus, ficou marcado por uma simulação para lá de exagerada.

Veja, abaixo, quem foi bem e quem decepcionou entre os brasileiros pelo mundo:

Em alta:

Casemiro

O volante ex-são-paulino foi o grande destaque em uma vitória apertada do Real Madrid sobre o Athletic Bilbao. Foi ele quem iniciou a jogada do primeiro gol com um belo lançamento e ele quem marcou o segundo gol, decisivo para o 2 a 1 que manteve o time com folga na liderança do Espanhol. Exaltado por toda a imprensa após a partida, ele ainda ouviu o companheiro Marcelo rasgar elogios: “É um dos melhores meias do mundo”.

Willian

Outro que lidera seu campeonato local, Willian foi um dos destaques da vitória apertada do Chelsea sobre o Stoke, por 2 a 1, no Inglês. Foi ele quem abriu o placar, logo no começo do jogo, com uma cobrança de falta venenosa. Em vez de mandar a bola para a área da ponta esquerda, ele decidiu bater rasteiro e surpreendeu o goleiro.

Deyverson

Quase um desconhecido no Brasil onde pouco atuou na carreira, Deyverson foi um dos destaques da imprensa espanhola no fim de semana. O atacante do Alavés roubou a cena ao marcar o gol da vitória de sua equipe contra a Real Sociedad, por 1 a 0. Foi a primeira vez que ele foi às redes após 17 partidas de jejum. Na comemoração, ele abaixou parte do calção, quase mostrando o que não devia.

Firmino

O Liverpool não saiu exatamente satisfeito com o empate por 1 a 1 contra o City, já que segue atrás dos rivais na tabela do Inglês. Para Firmino, porém, não foi um clássico de todo ruim. Foi ele quem sofreu o pênalti que permitiu à sua equipe sair na frente. Um bom combustível para quem, com a ausência de Gabriel Jesus, tem tudo para ser titular do Brasil contra Uruguai e Paraguai.

Diego Alves

Diego Alves, em ação pelo Valencia - Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images - Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images
Imagem: Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images
Sim, você não leu errado. Um goleiro que foi vazado quatro vezes está na lista dos destaques do fim de semana. O titular do Valencia sofreu com o 4 a 2 diante do Barcelona, pelo Espanhol, mas foi o principal responsável pela derrota não ter sido um passeio ainda maior. Até Mascherano, um dos líderes do time catalão, reconheceu: “Ele evitou que fizéssemos mais”.

Em baixa

Daniel Alves

Não que o lateral tenha se saído especialmente mal na vitória da Juventus contra a Sampdoria, no Italiano. Pelo contrário. Só que o lance mais marcante do brasileiro foi uma simulação para lá de esquisita. Em um lance sem bola com o rival, ele levou um tapa na altura do peito e caiu no chão como se tivesse sido atingido no rosto. A reação, flagrada pelas câmeras, foi criticada nas redes sociais.

Ganso

Ganso em ação pelo Sevilla - Aitor Alcalde Colomer/Getty Images - Aitor Alcalde Colomer/Getty Images
Imagem: Aitor Alcalde Colomer/Getty Images
Não é exatamente uma novidade a ausência de Paulo Henrique Ganso nos jogos do Sevilla, tendo em vista que ele não atua desde 4 de janeiro pelo clube. O problema é que desta vez ele teve um motivo, e ruim. O ex-são-paulino teve uma sobrecarga nos músculos adutores das duas pernas e, por isso, nem viajou para a partida contra o Atlético de Madri.

Douglas Costa

Douglas Costa comemora gol do Bayern de Munique contra o Rostov - Kirill Kudryavtsev/AFP - Kirill Kudryavtsev/AFP
Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP
Pela terceira vez em quatro convocações, Douglas Costa perderá uma série de jogos sob o comando de Tite por conta de uma lesão. O ponta sofreu uma lesão no joelho esquerdo em um treino do Bayern de Munique na última sexta e teve de ser cortado das duas partidas das Eliminatórias –Dudu, do Palmeiras, entra em seu lugar. Além dos jogos com a atual comissão técnica, o ex-gremista ainda perdeu a Copa América e a Olimpíada, no ano passado, por problemas médicos.