Topo

Inspirado no tênis, futebol pode testar pênaltis no formato "tie-break"

Gregg Newton/AFP
Imagem: Gregg Newton/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/03/2017 13h00

Uma das pautas na Assembleia da International Football Association Board (IFAB), que ocorre neste fim de semana em Londres, tratará de uma sugestão para mudança na disputa de pênaltis. Em vez de cobranças alternadas, a proposta se inspira no tênis para um formato ABBA.

Na prática, a sugestão apresentada na entidade que tem o aval da Fifa para discutir as regras do futebol, significa que um "time A" iniciará a disputa. O "time B", por sua vez, cobraria dois pênaltis em sequência, retornando para mais duas da outra equipe. A partir do sexto pênalti, as cobranças voltariam a ser alternadas.

A sugestão foi confirmada por Stewart Regan, chefe executivo da Federação Escocesa e membro da IFAB, em entrevista ao jornal britânico "Daily Telegraph". Porém, vale a ressalva de que, diferentemente do tênis, não seria necessário dois gols de diferença para vencer a disputa.

“As estatísticas dizem que 60% das disputas de pênalti são ganhas por quem bate o primeiro pênalti. Nós acreditamos que o formato ABBA poderia solucionar esta questão e é algo que nós podemos testar”, disse.

Apesar da discussão, ainda não há previsão de quando o sistema pode ser testado.