Topo

Inter esconde acordo e indica venda de William no meio do ano

William deve deixar o Inter no meio do ano com o Wolfsburg-ALE como destino - Ricardo Duarte/Inter
William deve deixar o Inter no meio do ano com o Wolfsburg-ALE como destino Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/02/2017 04h00

O Internacional não falou e nem irá falar qual acordo que firmou com o lateral direito William e seus empresários. Não foi renovação de contrato, pois se fosse seria oficializada tão logo assinada. O jogador voltou ao grupo principal, foi utilizado contra o Brasil de Pelotas, mas pode não ter futuro muito longo no Beira-Rio. 
 
A conduta da direção do Inter não mudou em relação à última sexta-feira, quando o jogador voltou ao grupo principal. Roberto Melo repetiu que não irá divulgar detalhes do acordo firmado com o jogador. 
 
"Podem ser feitas várias suposições. Podem ser várias opções. O que eu posso dizer representando o Inter é que tem um acerto firmado e assinado, que mais lá na frente vocês saberão que acerto é este", disse o dirigente. 
 
A reportagem do UOL Esporte apurou que William tem avançada negociação para deixar o Colorado no meio do ano. O destino seria o mesmo interessado da janela de transferências passada: Wolfsburg, da Alemanha. Um acordo está sendo definido e a partir da conclusão dele é que poderá ser confirmado. Os dirigentes do Inter não confirmam ou mesmo desmentem tal situação. 
 
Até lá, o caso será tratado com palavras medidas e cuidando de cada vírgula a ser dita. 
 
"Não é um acordo que lesaria o clube, foi muito bom. Tanto que nós desde o início lutamos por isso e, à partir do início das negociações, o jogador e seu representante se esforçaram para este sentido, para que o Inter não fosse lesado", disse. 
 
Nas palavras de Melo mais uma indicação de que o acordo firmado é pelo retorno dele ao grupo para que não assinasse pré-contrato com qualquer clube no meio do ano. Desta forma, poderá ser vendido, como pretende. 
 

Por que não revelar

A estratégia de não dizer o que há por debaixo dos panos no 'caso William' visa não prejudicar ainda mais a relação dele com a torcida. O lateral foi vaiado quando teve nome anunciado no sistema de som e quando entrou em campo diante do Brasil de Pelotas, no sábado, ouviu ainda mais xingamentos. 
 
Na saída de campo, se negou a conceder entrevistas. Não deve fazer nenhum tipo de pedido de desculpas, mas atuar em silêncio por cinco meses até que se conclua a negociação, na próxima janela de transferências da Europa. 
 
"O que eu posso falar é isso, está sacramentado um acerto, assinado, formalizado, mas não posso falar nada além disso", finalizou o vice de futebol do clube vermelho. 
 

Entenda o caso

 
Aos 21 anos, William terminou a temporada 2016 como principal nome do Inter. Mesmo com rebaixamento do time à Série B, tinha o apreço da torcida. Além de ter sido campeão olímpico com a seleção brasileira. 
 
E de olho em uma transferência para Europa, rejeitou as propostas de renovação de contrato apresentadas pelo Colorado. Considerou baixos os valores apresentados. Desta forma, poderia deixar o clube sem gerar lucro algum assinando pré-contrato no meio do ano. Já que o vínculo atual vence em abril do ano que vem. O lateral ainda divulgou uma nota oficial em que dizia ter o 'sonho de jogar na Europa', gerando o ódio dos torcedores colorados. 
 
O Inter, na reapresentação para temporada 2017, tomou a decisão de retirar William do grupo. Até que se concluísse uma venda ou renovação ele sequer treinaria com os demais jogadores. E assim o fez. O Wolfsburg, da Alemanha, propôs uma oferta, o Colorado rejeitou e pediu o dobro do valor, não houve avanço e as janelas de transferências se fecharam. 
 
William, então, retomou conversas com o clube e negociou renovação. Mas também não aconteceu. O Colorado entrou em acordo com ele no fim da última semana, mas não deu detalhes sobre ele. O jogador retornou ao grupo e voltou a jogar.