Topo

Na UTI, atacante ex-Palmeiras recebe apoio de sobrevivente da Chapecoense

O Juventus de São Paulo é o time mais recente da carreira do atacante Rafael Amoroso - Ale Vianna/CA Juventus
O Juventus de São Paulo é o time mais recente da carreira do atacante Rafael Amoroso Imagem: Ale Vianna/CA Juventus

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

24/02/2017 13h17

O atacante Rafael Ferreira de Souza de Oliveira está em estado grave na UTI do Hospital das Clínicas desde o último sábado. Com passagens por times como São Caetano e Palmeiras, o jogador de 27 anos foi espancado por 15 pessoas ao tentar evitar um assalto durante um bloco de Carnaval, na Zona Oeste de São Paulo. Nos últimos dias, o atleta tem recebido uma série de mensagens de apoio, inclusive de um sobrevivente da tragédia da Chapecoense.

Conhecido no futebol como Rafael Amoroso, o atacante foi a um bloco carnavalesco acompanhado de amigos, no sábado. No meio da multidão, o jogador correu atrás de um assaltante para evitar que ele roubasse o celular de uma mulher. Minutos depois, no entanto, o criminoso voltou ao local acompanhado e agrediu o atleta e seus conhecidos. A vítima levou diversos golpes na cabeça com uma barra de ferro.

"Nós temos recebidos muitas mensagens de apoio, de jogadores que estão na Turquia, na Tailândia, de muita gente. Recebemos também um vídeo de um rapaz da Chapecoense que o Rafael conhecia, dizendo que está orando muito por ele. O Alan Ruschel. Estamos muitos gratas por essas demonstrações de amor", afirmou à reportagem Susi Firmino de Souza, esposa do jogador.

Nos últimos dias, Rafael passou por duas cirurgias em razão de coágulos no cérebro e só conseguiu respirar sem auxílio de aparelhos na última quinta-feira. O jogador tem sido visitado diariamente pela mãe, Tereza Ferreira de Souza de Oliveira, pela esposa e amigos.

"Visitei ele ontem (quinta-feira), ele estava bem, respirando já sem aparelhos. Também tiraram os sedativos dele. A expectativa é que ele acorde nesta sexta", disse Manoel Barboza, empresário de Rafael Amoroso.

"Vou encontrar ele acordado hoje, eu sinto isso. É coisa de esposa", declarou Susi de Souza. "Os três primeiros dias foram muito difíceis. O Rafael é muito saudável, nunca foi de ir para hospitais, mas agora aconteceu isso", acrescentou a esposa do atleta.

Rafael vinha de drama familiar: a perda de um filho

O ano de 2017 não tem sido fácil para a família de Rafael Amoroso. Enquanto era agredido num bloco de Carnaval em São Paulo, a esposa se recuperava de uma gravidez interrompida, repousando na casa dos pais, no Guarujá. Susi de Souza não sabia que estava esperando um bebê e precisou fazer uma cesárea de emergência para a retirada do feto.

"Com certeza, esse ano veio para acabar com a gente. Mas eu já estou bem, meu pensamento agora está todo com o Rafael", comentou Susi, casada com o jogador desde 2006.

De quebra, a esposa do atacante nos últimos dias também tem lidado com a missão de informar o filho do casal sobre o estado do pai. Thiago, de 10 anos, tem sido poupado dos detalhes do incidente e sabe apenas que Rafael está se recuperando de um problema num hospital.

Parecido com Amoroso e passagem pelo Palmeiras B

Nascido em agosto de 1989, Rafael Amoroso foi revelado para o futebol no São Caetano e depois rodou bastante por times do país. Entre 2010 e 2013, esteve no elenco do Palmeiras B, equipe secundária do gigante clube paulista. O atacante também passou por Juventude, Volta Redonda, Comercial e Caldense.

Atacante Rafael Amoroso, durante a passagem pelo ABC, de Natal - Reprodução - Reprodução
Atacante Rafael Amoroso, durante a passagem pelo ABC, de Natal
Imagem: Reprodução

No último ano, Rafael jogou o Campeonato Potiguar pelo ABC. Depois, reforçou o Votuporanguense na Série A-2 do Paulista e, enfim, disputou a Copa Paulista com a camisa do Juventus. Atualmente, o atacante de 1,83 metro está sem clube.

Rafael adotou o apelido Amoroso pela semelhança física com o antigo ídolo de Guarani e São Paulo. O jogador que hoje luta pela vida é um atacante de centro, que tem como características a velocidade com a bola e a força física no mano a mano com os adversários.

"O Rafael é muito calado, e o futebol é a vida dele. Pensa em futebol 24 horas por dia", descreveu a esposa Susi.