Topo

Caso Victor: Maicosuel é oferecido ao Grêmio para abater dívida do Galo

Bruno Cantini/Atlético-MG
Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Jeremias Wernek e Victor Martins

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

24/02/2017 04h00

Atrás de reforços, o Grêmio recebeu uma oferta que tem ligação com outro tema recente no clube gaúcho: a cobrança da dívida do Atlético-MG pela transferência de Victor, em junho de 2012. Maicosuel, 30 anos, foi apresentado ao Tricolor como jogador disponível para negócio. O acerto também serviria para reduzir o valor devido pelo Galo.

Em um primeiro momento, o Grêmio não se mostrou interessado. São dois os argumentos do clube gaúcho para não avançar.

O primeiro tem ligação com o jogador. De acordo com o Grêmio, o elenco de Renato Gaúcho não carece de um atleta com as características de Maicosuel. Os nomes de Fernandinho, Everton e Pedro Rocha são citados.

O segundo motivo é a dívida do Atlético-MG em si. No começo desta semana, o Grêmio protocolou representação junto à CBF pedindo para que o Galo seja punido por atraso no pagamento. Antes, o Tricolor já havia obtido decisão judicial favorável para penhora online das contas do clube mineiro. Bem como bloqueio de R$ 10,5 milhões da venda de Lucas Pratto.

Como o São Paulo já havia realizado o pagamento da primeira parcela da negociação junto ao Atlético-MG, o bloqueio judicial não foi possível. O Grêmio, contudo, vê a grana garantida quando da quitação das próximas parcelas, em abril e junho. E não abre mão dos recebíveis.

Maicosuel foi contratado pelo Atlético-MG em uma operação de cerca de 3,3 milhões de euros (R$ 10 milhões à época). Na oferta feita ao Grêmio, ele não quitaria plenamente a dívida pela transferência de Victor. A diferença seria parcelada.

O Grêmio segue no mercado em busca de zagueiro e meia. Na última quarta-feira, o clube acertou com Lucas Barrios por uma temporada e preencheu a vaga no ataque.

Maicosuel iniciou o ano como titular, mas perdeu espaço na hierarquia interna ainda durante a pré-temporada. Na arrancada do Campeonato Mineiro e da Primeira Liga, tem atuado como um reserva imediato.