Topo

Amistoso de seleções perdedoras pode encerrar seca de 13 anos sem vitória

Seleção de San Marino ocupa a 202ª posição no ranking da Fifa - Gabriele Maltinti/Getty Images
Seleção de San Marino ocupa a 202ª posição no ranking da Fifa Imagem: Gabriele Maltinti/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/02/2017 04h00

São 13 anos sem nenhuma vitória. Mais de 70 jogos sem comemorar um resultado positivo. Mas nesta quarta-feira, quando se enfrentarem em Serravalle, San Marino e Andorra poderão terminar com esse jejum. Isso mesmo: as duas seleções amargam uma seca parecida (e longa) de vitórias.

San Marino, que jogará o amistoso em casa, ocupa a 202ª posição no ranking da Fifa. Andorra vem logo atrás, em 203ª de 209 seleções. San Marino só venceu um jogo oficial; Andorra, três. San Marino levou 598 gols e fez só 22. Andorra sofreu 386 gols e marcou 38.

"É verdade que não ganhamos há 74 jogos, mas estamos falando de um dos menores países do mundo, com apenas 30 mil habitantes. E nosso time tem 30 jogadores apaixonados", ponderou Pierangelo Manzaroli, técnico de San Marino, ao El País.

Andorra, por sua vez, vem de 86 derrotas. As duas seleções estão disputando as eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e perderam os quatro jogos que fizeram. Andorra é a lanterna do grupo B, enquanto San Marino aparece na última posição do grupo C.

"São duas seleções que representam com orgulho e paixão seu país. Fazer um gol ou sair aplaudido por aqueles que reconhecem nosso esforço é nossa maior vitória", comentou Manzaroli.

Nesta quarta, Andorra e San Marino farão o amistoso como forma de preparação para a sequência das eliminatórias. Será uma oportunidade de ouro para que alguma seleção reencontre o caminho da vitória. A menos, é claro, que um empate frustre mais uma vez os dois times.