Topo

Sampaoli desconversa sobre ida ao Barça: 'minha realidade é o Sevilla'

Cristina Quicler/AFP
Imagem: Cristina Quicler/AFP

Do UOL, em São Paulo

17/02/2017 12h30

Citado como candidato a assumir o comando do Barcelona em uma eventual saída de Luis Enrique ao final desta temporada, o técnico Jorge Sampaoli, do Sevilla, disse que sua prioridade no momento é ter sucesso com o clube que o levou para o futebol europeu. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (17), o treinador argentino também defendeu o colega de profissão, criticado após a goleada sofrida para o PSG na Liga dos Campeões.

“Essas especulações midiáticas não têm a clareza de avaliar a alguém que conseguiu as coisas de Luis Enrique. O banco do Barcelona ficará vazio quando Luis Enrique decidir. Estou tranquilo porque não veio de mim, não tenho nada a ver com o que se diz. Não estaria tranquilo se tivesse”, afirmou o treinador.

Elogiado na Espanha, o Sevilla de Sampaoli é o terceiro colocado da liga local com 46 pontos, três a menos que o líder Real Madrid. Além disso, o treinador conduziu o clube às oitavas de final da Liga dos Campeões, onde enfrentará o Leicester na próxima quarta-feira.

“Na minha mente está seguir trabalhando todos os dias para consolidar uma ideia no clube que me trouxe à Europa. Minha realidade tem a ver com esse clube, onde estamos muito bem. Do amanhã nunca se sabe”, concluiu o técnico.

Em enquete no site do jornal “Marca”, os leitores elegeram o treinador argentino como o favorito para substituir Luis Enrique, com 37% dos votos. Em segundo lugar ficou Ernesto Valverde, treinador do Athletic Bilbao.

Com princípios de jogo semelhantes ao de Marcelo Bielsa, Sampaoli ganhou evidência pelo trabalho realizado na Universidad de Chile, com quem conquistou a Copa Sul-Americana de 2011. Depois foi para a seleção do Chile, onde conquistou a Copa América de 2015 e mostrou bom futebol na Copa do Mundo de 2014 – acabou eliminado nos pênaltis pelo Brasil. O argentino está no Sevilla desde a metade de 2016, após deixar o Chile no início do ano e ficar um semestre sem clube.