Topo

Fla bate América-MG, segue 100% e se garante nas quartas da Primeira Liga

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/02/2017 23h21

Classificação e Jogos

Os reservas deram conta do recado. Não foi uma exibição empolgante, mas o objetivo terminou cumprido pelo Flamengo nesta quinta-feira (16). O time venceu o América-MG por 1 a 0 - gol de Gabriel -, no estádio Bezerrão, em Brasília, e avançou às quartas de final da Primeira Liga. São seis jogos oficiais na temporada e seis vitórias dos comandados de Zé Ricardo.

O Rubro-negro foi aos seis pontos no Grupo B. Líder isolado, o time ainda enfrenta o Ceará na próxima quarta-feira (22), às 19h30 (de Brasília), no Castelão, para encerrar a participação na primeira fase. As quartas da Primeira Liga serão realizadas nos dias 29 e 30 de agosto.

Velocidade de Berrío faz a diferença

O Flamengo esteve um pouco mais leve em campo por conta da escalação escolhida por Zé Ricardo. Mas em um jogo que pouco empolgou, a conhecida velocidade do colombiano Orlando Berrío fez a diferença aos 10min da primeira etapa. O lateral-esquerdo Renê acionou Leandro Damião, que fez a bola chegar até Berrío. O atacante disparou e cruzou rasteiro para Gabriel completar de chapa e abrir o placar.

Ainda em período de adaptação, o colombiano foi substituído por Cafu no intervalo. Ele sentiu um leve desconforto no adutor esquerdo. Outro que deixou o gramado foi Leandro Damião após uma pancada no tornozelo direito. Adryan entrou no lugar do atacante que teve atuação discreta. Apenas os titulares Alex Muralha e Everton participaram do compromisso.

Mandou mal: Gerson Magrão

O experiente jogador do América-MG já havia recebido cartão amarelo no primeiro tempo. Logo no primeiro minuto na segunda etapa, ele acertou Rodinei com um forte carrinho e foi expulso pelo árbitro paranaense Rafael Traci.

Deu sono

Se o primeiro tempo já não foi dos melhores, os 45 minutos finais deram sono ao torcedor. O América-MG pouco ameaçou e o Flamengo teve oportunidades esporádicas, mostrando-se na maioria do período satisfeito com o resultado. As principais chances do Rubro-negro apareceram através das bolas paradas e nas subidas pelas pontas.

Tranquilidade rubro-negra

A vitória sobre o América-MG deixou o Flamengo tranquilo para as últimas rodadas da Primeira Liga e da Taça Guanabara. O técnico Zé Ricardo pode poupar jogadores e ganha tempo para a estreia na Copa Libertadores. O compromisso está marcado para o dia 8 de março, contra os argentinos do San Lorenzo, na Arena da Ilha.

FLAMENGO 1 X 0 AMÉRICA-MG

Local: Estádio Bezerrão, Gama (DF)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Auxiliares: Luciano Roggenbaum (PR) e Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR)
Renda: R$ 282.925,00
Público pagante: 8.147 torcedores
Cartões amarelos: Messias e Gerson Magrão (América-MG)
Cartão vermelho: Gerson Magrão (América-MG)
Gol: Gabriel, aos 10min do primeiro tempo

Flamengo
Alex Muralha; Rodinei, Donatti, Juan e Renê; Márcio Araújo, Cuéllar e Gabriel (Adryan); Berrío (Cafu), Everton (Léo Duarte) e Leandro Damião (Adryan)
Técnico: Zé Ricardo

América-MG
João Ricardo; Auro, Messias, Renato Justi e Pará; Ernandes, Juninho, Gerson Magrão e Renan Oliveira (Rubão); Felipe Amorim (Marion) e Mike (Tony)
Técnico: Enderson Moreira